Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA-FAMETRO
CURSO: GESTÃO HOSPITALAR
DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
ALUNA: JULLIETE DOS SANTOS HOLANDA
PROFESSOR: JOSÉ EDSON

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: 10 ANOS DE ATUAÇÃO PELA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

FORTALEZA-CE
DEZEMBRO- 2011
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: 10 ANOS DE ATUAÇÃOPELA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

Esse trabalho versa sobre vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde , sendo requisito da AP2, para o quinto semestre do Curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, sob a orientação da Professor José Edson.

FORTALEZA-CE
DEZEMBRO – 2011

1.0 INTRODUÇÃO
A saúde ambiental a cada dia, vem ganhando mais importância, se tornandovalorizado pelas ferramentas que ela proporciona e traz consigo benefícios a população.
Por ter o conhecimento dos problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar do indivíduo, criou-se um conjunto de ações interligadas e de responsabilidade da Vigilância em Saúde.
Seu papel é prioritário no estudo de saúde ambiental, no decorrer do capítulo em que será consultado(Vigilância em Saúde Ambiental, no Sistema Único de Saúde: 10 anos de atuação pela sustentabilidade no Brasil), iremos ver o grande desenvolvimento de objetivos e métodos, e a continua busca pela qualidade de vida da população.

2.0 OBJETIVOS E MÉTODOS
O capítulo Vigilância em saúde ambiental no Sistema Único de Saúde: 10 anos de atuação pela sustentabilidade no Brasil,elaborado pela Secretaria deVigilância em Saúde extraído do manual Saúde Brasil 2008: 20 anos de Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, tem como objetivo a análise dos processos de formulação e implantação da Vigilância em Saúde Ambiental no âmbito do SUS por meio de uma revisão documental.

3.0 VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Sua implantação foi ocasionada pela Funasa - Fundação Nacional de Saúde, baseado em decretolegal, onde estabeleceu a sua competência institucional “a gestão do sistema nacional de vigilância ambiental”. Em 2003, com a reforma administrativa promovida pelo Governo Federal, a área de Saúde Ambiental foi incorporada ao Ministério da Saúde, assim aumentando sua área de atuação, quanto antes ficava a domínio apenas a capacitação de recursos humanos, financiamento da construção e reforma dosCentros Controle de Zoonoses e a estruturação do Sistema de Informação da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), hoje houve sua integração e incorporação ao Ministério da Saúde, para atuar de forma integrada com as vigilâncias sanitária e epidemiológica, no âmbito as Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

3.1 A CONSOLIDAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
No processo de consolidação,os caminhos percorridos construíram avanços técnicos e operacionais com resultados positivos na implementação da vigilância em saúde ambiental dentro da estrutura do SUS. A coordenação Geral de Vigilância em saúde Ambiental - CGVAM é parte do departamento de vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador. O departamento possui cinco competências relevantes no gerenciamento estratégicoambiental.
Foram implementados também para o desenvolvimento da Vigilância em Saúde Ambiental, métodos de grande importância no fator vigilância e controle como os indicadores de Saúde Ambiental e os Sistemas de Informação.
Os sistemas de informação permitem a integração entre informações de saúde e dados ambientais. Alguns sistemas informações implantados: Sistema de Informação de Vigilância deQualidade da água para consumo Humano, Sistema de informação de Vigilância em saúde de Populações Expostas a Solo contaminado, além destes existe outro sistema informação em fase de implementação: os Mapas Interativos.
Os Mapas interativos permitem o usuário a possibilidade de manipular informações espaciais, navegar sobre os mapas e consultar bancos de dados.

3.2 VIGILÂNCIA EM SAÚDE DAS...
tracking img