Metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METROLOGIA
Dissertação apresentada com objetivo de aprovação na disciplina metrologia, do Curso Técnico em Mecânica, Centro de Treinamento Ouro Preto-SENAI
Dissertação apresentada com objetivo de aprovação na disciplina metrologia, do Curso Técnico em Mecânica, Centro de Treinamento Ouro Preto-SENAI



Ouro Preto
2013
1)

RUGOSIDADE
INTRODUÇÃO
As superfícies de peças apresentamirregularidades quando observadas em detalhes. Estas irregularidades são provocadas por sulcos ou marcas deixadas pela ferramenta que atuou sobre a superfície da peça. A importância do estudo do acabamento superficial aumenta na medida em que cresce a precisão de ajuste entre as peças a serem acopladas, onde somente a precisão dimensional, de forma e de posição não é suficiente para garantir afuncionabilidade do par acoplado.
O acabamento superficial é fundamental onde houver desgaste, atrito, corrosão, aparência, resistência à fadiga, transmissão de calor, propriedades óticas, escoamento de fluidos e superfícies de medição (blocos-padrão, micrômetros, paquímetros, etc.). O acabamento superficial é medido através da rugosidade superficial, a qual é expresso em microns (mm ou m).
NoBrasil, os conceitos de rugosidade superficial são definidos pela norma ABNT NBR 6405-1985.
A rugosidade superficial é função do tipo de acabamento, da máquina-ferramenta ou do processo de fabricação utilizado. Na análise dos desvios da superfície real em relação à superfície geométrica (ideal, de projeto), pode-se distinguir os seguintes erros:
• Erros macrogeométricos ou erros de forma: Podemser medidos com instrumentos de medição convencionais. Foram estudados no capítulo 3;
• Erros microgeométricos: Podem ser medidos somente com instrumentos especiais ais como rugosímetros, perfilógrafos. Estes instrumentos podem ser óticos, a laser ou eletromecânicos.

RUGOSUDADE
É o conjunto de irregularidades, que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com ouso de aparelhos eletrônicos. A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos.
Ela influi na:
* Qualidade do deslizamento;
* Resistência do desgaste;
* Possibilidade de ajuste do acoplamento forçado;
* Resistência a fluidos e lubrificantes;
* Qualidade de aderência que a estrutura oferece as camadas protetoras;
* Resistência acorrosões e a fadiga;
* Vedação;
* Aparência.

A grandeza, a orientação e o grau das irregularidades podem indicar suas causas que entre outras são:
* Imperfeições nos mecanismos das maquinas-equipamentos;
* Vibrações no sistema peça ferramenta;
* Desgaste das ferramentas;
* O próprio método de conformação da peça.
Rugosidade Das Superfícies
As superfícies devem ser adequadasao tipo de função que exercem por isso a importância do estudo do acabamento superficial que aumenta à medida que crescem as exigências do projeto.
As superfícies dos componentes deslizantes devem ser lizas para que o atrito seja o menor possível. A produção de superfícies lisas, em geral, tem custo de fabricação mais elevado, os diferentes processos de fabricação determinam acabamentos diversosnas superfícies.
As superfícies por mais perfeitas que sejam apresentem irregularidades. Essas irregularidades compreendem dois grupos: erros macrogeométricos e microgeométricos.
Erros macrogeométricos
São erros de forma, verificáveis por meio de instrumentos convencionais de medição. Entre esses erros incluem-se divergências de ondulações, ovalização, retilineidade, planicidade,circularidade,etc.
Erros microgeométricos
São os erros conhecidos como rugosidade.
CONCEITOS BÁSICOS
Para estudar e criar sistemas de avalição do estado da superfície, é necessário definir previamente diversos termos e conceitos que possam criar uma linguagem apropriada. Com essa finalidade utilizaremos as definições da norma NBR 6405/1988.
Superfície Geométrica
Superfície ideal, na qual não existem...
tracking img