Metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• O que é metrologia?
A Metrologia é a ciência das medidas e das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição ,sejam eles analógicos ou eletrônicos (digitais), e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para acompetitividade das empresas. Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.
• Porque foi implantada?
A ISO série 9000 define explicitamente a relação entre garantia da qualidade e metrologia, estabelecendo diretrizes para se manter um controle sobre os instrumentos de medição da empresa, tornando assimnecessária, a implantação de um processo metrológico na empresa que busca ou possui uma certificação. O fator “globalização dos mercados” também põe em prática um de seus principais objetivos, que é traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição e garantir que especificações técnicas, regulamentos e normas existentes, proporcionem as mesmas condições de perfeita aceitabilidade na montagem e encaixe departes de produtos finais, independente de onde sejam produzidas. Um outro objetivo, não menos importante, está na melhoria do nível de vida das populações por meio do consumo de produtos com qualidade, da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente.

• Quantas e quais são as áreas da metrologia?
A metrologia está dividida em três grandes áreas:
a) A Metrologia Científica, queutiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
b) A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
c) A Metrologia Legal, que, controla efiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.




• Calibração, porque devemos fazê-la?
A calibração dos equipamentos de medição é função importante para a qualidade no processo produtivo e deve ser uma atividade normal de produção que proporciona uma série de vantagens, tais como:
a) Garante a rastreabilidade das medições;b) Permite a confiança nos resultados medidos; c) Reduz a variação das especificações técnicas dos produtos; d) Previne defeitos;e) Compatibiliza as medições.
Principalmente em estagnar o comércio exterior com várias fontes inclusas no diagrama, em virtude de fazê-lo mais proveitoso.
• O que são instrumentos de medidas?
É o dispositivo utilizado para realizar uma medição. No âmbito da Metrologia Legal, os instrumentos de medição são utilizados no comércio, nas áreas de saúde, segurança emeio ambiente e na definição ou aplicação de penalidades.
• O que é régua, trena e metro articulado?
Régua é um instrumento utilizado para traçar segmentos de reta e medir distâncias pequenas. Também é incorporada no desenho técnico e na Engenharia. É composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e pode conter uma escala, geralmente centimétrica e milimétrica. Divide-se em seis tipos:a) Régua de encosto interno;
b) Régua sem encosto;
c) Régua com encosto;
d) Régua de profundidade; e) Régua de dois encostos;
f) Régua rígida de aço-carbono com seção retangular.







Metro articulado é um instrumento de medição linear, fabricado de madeira, alumínio ou fibra. No comércio, o metro...
tracking img