Metologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 1 - Investigação Qualitativa

A investigação qualitativa dispõe hoje de uma grande variedade de métodos, cada um deles tem por base uma ideia específica do seu objecto, no entanto, os métodos qualitativos não podem ser encarados como interdependentes, já que estão directamente enraizados no processo de investigação e da questão a estudar.

A investigação qualitativa é importante para oestudo das relações sociais, dada a pluralidade dos universos de vida, como por exemplo, “individualização dos modos de vida e padrões biográficos e a dissolução das “velhas” desigualdades sociais no seio da nova diversidade dos ambientes, subculturas, estilos e modos de viver”.

A acelerada mudança social e a consequente diversidade dos universos de vida confrontam cada vez mais os cientistascom novos contextos sociais e novas perspectivas. A investigação é cada vez mais forçada a recorrer a estratégias individuais: em vez de partir de teorias para o teste empírico, o que se exige são “conceitos sensibilizadores” para abordar contextos sociais que se quer estudar.

A Psicologia e as Ciências Sociais dão atenção especial ao desenvolvimento de métodos quantitativos e padronizados.Foram definidos princípios orientadores da investigação e do seu planeamento, tendo em vista os seguintes objectivos: isolar claramente causas e efeitos, operacionalizar adequadamente as relações teóricas, medir e quantificar os fenómenos, conceber planos de investigação que permitam a generalização dos resultados, formular leis gerais. As situações em que os fenómenos e as relações estudadasocorrem são controladas até ao limite possível, a fim de determinar com o máximo de clareza as relações causais e a sua validade.

Os estudos são desenhados de forma a excluir, dentro do possível, a influência do investigador (entrevistador, observador…). Estas medidas deveriam assegurar a objectividade, já que são eliminadas, quer a visão subjectiva do investigador como as dos sujeitos do estudo.Foram formulados padrões gerais obrigatórios para a realização e avaliação da pesquisa empírica nas Ciências Sociais; e procedimentos como a construção de questionários, a elaboração dos planos de pesquisa, a análise estatística dos dados ganharam um refinamento crescente.

As ideias centrais orientadoras da investigação qualitativa são a correcta escolha de métodos e teorias apropriados, oreconhecimento e análise de diferentes perspectivas; a reflexão do investigador sobre a investigação, como parte do processo de produção do saber; a variedade dos métodos e perspectivas.

Os campos de estudo não são situações artificiais de laboratório, mas interacções e práticas dos sujeitos na vida quotidiana. Para estarem à altura da vida quotidiana, os métodos são caracterizados pelaabertura face aos seus objectos de estudo.
Mais do que testar teorias já bem conhecidas o objectivo da investigação é descobrir teorias novas, empiricamente enraizadas. A investigação qualitativa tem como critérios centrais a fundamentação dos resultados obtidos no material empírico, e uma escolha e aplicação de métodos adequados ao objecto de estudo.

A investigação qualitativa não se baseia numaconcepção teórica em metodológica unitária. A sua prática e as suas análises são caracterizadas por diversas abordagens teóricas e respectivos métodos. As opiniões de cada sujeito são o ponto de partida, uma segunda linha de investigação estuda a construção e desenvolvimento das interacções, enquanto a terceira procura reconstituir as estruturas do espaço social e o significado latente daspráticas.

Texto 2 – Posições Teóricas

A investigação qualitativa engloba diferentes perspectivas de investigação: diferentes nas hipóteses teóricas, no modo de entender o seu objecto e a sua perspectiva metodológica; que se orientam para três posições fundamentais: a tradição do interaccionismo simbólico, preocupado com os significados subjectivos e as atribuições individuais de sentido; a...
tracking img