Analogias reversas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

APOSTILA - CIMENTOS
1. História 2. Empregos e Economia 3 – Definição

Cimento é o nome dado a materiais pulverulentos que, ao serem misturados com água formam uma pasta que pode ser facilmente moldada, endurecendo gradativamente até produzir uma massa compacta e de grande dureza.

4 – Tipos de cimento

A depender do uso, podem ser divididos em três grupos principais: a) cimentosendurecidos ao ar (pela ação do CO2); b) endurecidos em água e c) resistentes a ácidos.

4.1 – Cimentos endurecidos ao ar

Compreendem cimentos de cal aérea, gipsita, e cal magnesiana. Para construções e rebocos emprega-se a cal, artigos estruturais e decorativos o gesso e no papel sulfite a cal magnesiana. A cal é obtida do calcário, do mármore, dolomita (CaCO3, MgCO3), giz e ostras por

2ação do calor; CaCO3

∆ →

CaO (cal) + H2O e durante seu

endurecimento, reage com a água formando o hidróxido de cálcio que ao absorver o gás carbônico do ar regenera o carbonato de cálcio. O gesso, por sua vez, é obtido a partir da gipsita também por ação do calor; CaSO4.2H2O
∆ →

CaSO4.0,5H20 (gesso) + 1,5H2O

4.2 – Cimentos hidráulicos

São usados na fabricação de concretoreforçado pré-fabricado, partes de concreto estrutural e partes de concretos de edifícios, estruturas de subsolo e de engenharia hidráulica. Neste grupo incluemse a cal hidráulica, cimentos Portland e cimentos compostos de várias misturas (cimentos de alumina, Trass e de escória). A cal hidráulica é obtida calcinando-se calcário com argila.

Em construção, os cimentos são usados em diversos tipos demassas como; a) massa simples (cimento e água); b) argamassa de construção (cimento, água e areia fina); c) concretos (cimento, água, areia fina e cascalho) e d) concreto reforçado (possui vergalhões).

As matérias primas para a fabricação de cimentos são geralmente materiais de ocorrência natural e, por vezes refugos industriais. Entre estes materiais temos:

- gipsita – CaSO4.2H2O

3

-anidrita – CaSO4 - rocha calcária – calcário, giz, dolomita e mármore - argila – enxofre monoclínico, caulinita Al4Si4O10(OH)3 (branca), montmorilonita Al2(Mg, Fe)3Si4O10(OH)2.nH2O (rosada) e ilita KAl2Si4O10(OH)2 (branca) - marga – rocha sedimentar constituída de carbonato de cálcio argiloso - bauxita – depósitos residuais aluminosos contendo argila, gibsita (H3AlO3 ou Al2O3.3H2O) e diásporo(Al2O3.H2O)

Entre os refugos industriais temos a escória metalúrgica, lama da obtenção do NaOH (contém CaCO3), cinzas de pirita, e lama da manufatura industrial de alumínio. Dentro desta classe existe uma grande variedade de cimentos. entre eles o Portland.

4.2.1 - Cimento Portland : produto que se obtém pela pulverização do clínquer constituído essencialmente por silicatos de cálciohidráulicos, a que não se fizeram adições subsequentes à calcinação, exceto a de água e/ou a de sulfato de cálcio bruto, além da de outros materiais, que podem ser intercominuídos com o clínquer, em teor que não exceda a 1,0 %, à vontade do fabricante.

4

Compostos do clínquer: 2CaO.Si02 3CaO.Si02 3CaO.Al2O3 4CaO.Al2O3.Fe2O3 MgO Silicato de dicálcio Silicato de tricálcio Aluminato de tricálcioAluminoferrito de tetracálcio Óxido de magnésio livre C2S C3S C2S C2S MgO

O cimento Portland pode ser fabricado de várias maneiras:

Tipo I. Cimentos Portland Comuns: produto usual para as construções de concreto. Tipo II. Cimentos Portland com baixo calor de endurecimento e resistentes ao sulfato: pequeno calor de hidratação, 70 e 80 cal/g depois de 7 e 28 dias, respectivamente. Usado ondenecessita-se de um calor de hidratação moderado ou construções expostas a uma moderada ação de sulfatos. Tipo III. Cimentos de alta resistência inicial ou endurecimento rápido: também conhecido como cimento HES (high early strength), neste cimento a razão de cal/sílica é maior que para o tipo I, possui

5

maior proporção de C3S que os cimentos comuns. Esta proporção juntamente com a moagem mais...
tracking img