Tiristores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio: IFPB – Instituto Federal de educação ciência e tecnologia da Paraíba
NOTA:____________ Ass. do Professor |
Aluno: Rafael Bronzeado, Lucas Alves, Geasí vieira e Cláudio Henrique
Serie: 4° ano Curso: Eletrotécnica Turno: Manhã
Prof°: Edgar
Matéria: Eletrônica de Potencia
Assunto: Tiristor

Tiristor – Triac

João Pessoa
20/12/2012

TRIAC

O TRIAC é umcomponente formado basicamente por dois SCRs internos ligados em paralelo, um ao contrário do outro. Ele possui três terminais: MT1 (anodo 1), MT2 (anodo 2) e gate (G). Abaixo vemos o símbolo, o equivalente com dois SCRs e o aspecto físico do TRIAC:

Funcionamento - O TRIAC é usado para chavear corrente alternada. O gate pode ser disparado com tensão positiva ou negativa. Após o disparo no gate, o TRIACconduz até a corrente alternada mudar de sentido. Quando isto ocorre, é necessário outro pulso no gate.
Geralmente o gate do TRIAC é disparado por um diodo chamado DIAC. Estediodo conduz quando a tensão passa de um certo nível, geralmente 20 ou 30V. Abaixo vemos o esquema de um "dimer" para controlar o brilho de uma lâmpada incandescente ou motor elétrico até 200 W. Se o visitante quiser, podemontar este circuito, porém deve colocar o TRIAC num dissipador de calor:

Tanto o TRIAC quanto o DIAC são componentes próprios para tensão e corrente alternada. Quando o ponto "A" do circuito fica positivo e "B" negativo, P, R1 e R2 carregam C1 e C2 com tensão positiva. Quando C1 e C2 atingem +30 V nos terminais, o DIAC entra em condução, dispara o gate do TRIAC e este acende a lâmpada. Quando oponto "A" fica negativo, o TRIAC pára de conduzir e apaga a lâmpada. Porém C1 e C2 começam a se carregar com tensão negativa e quando atingem -30 V, o DIAC conduz novamente, ativa o gate do TRIAC e este acende a lâmpada outra vez. Este ciclo se repete 60 vezes por segundo. O resultado é que a lâmpada fica acendendo e apagando, porém a vemos acesa o tempo todo. Quando
aumentamos a resistência deP, os capacitores demoram mais para carregar, o DIAC demora mais para disparar o TRIAC e este mantém a lâmpada mais tempo desligada. O brilho resultante que enxergamos é mais fraco. Quando a resistência de P é menor, os capacitores carregam mais rápido, o DIAC aciona o TRIAC mais rápido e este mantém a lâmpada mais tempo ligada. O brilho que enxergamos agora é muito mais forte.

CARACTERÍSTICASBÁSICAS DO SCR

O Tiristor SCR (Silicon Controlled Rectifier) foi desenvolvido por um grupo de engenheiros do Bell Telephone Laboratory (EUA) em 1957. É o mais conhecido e aplicado dos Tiristores existentes. Tiristor é o nome genérico dado à família dos componentes compostos por quatro
camadas semicondutoras (PNPN). Os Tiristores SCR’s funcionam analogamente a um diodo, porém possuem um terceiroterminal conhecido como Gatilho (Gate ou Porta). Este terminal é responsável pelo controle da condução (disparo). Em condições normais de operação, para um SCR conduzir, além de polarizado adequadamente (tensão positiva no Ânodo), deve receber um sinal de corrente no gatilho, geralmente um pulso.
A principal aplicação que os SCR têm é a conversão e o controle de grandes quantidades de potência emsistemas CC e CA, utilizando apenas uma pequena potência para o controle. Isso se deve à sua ação de chaveamento rápido, ao seu pequeno porte e aos altos valores nominais de corrente e tensão em que podem operar.
Algumas características dos SCR’s:

* São chaves estáticas bi-estáveis, ou seja, trabalham em dois estados: não condução e
condução, com a possibilidade de controle.
* Emmuitas aplicações podem ser considerados chaves ideais, mas há limitações e
características na prática.
* São compostos por 4 camadas semicondutoras (P-N-P-N), três junções (P-N) e 3
terminais (Ânodo, Cátodo e Gatilho).
* São semicondutores de silício. O uso do silício foi utilizado devido a sua alta capacidade
de potência e capacidade de suportar altas temperaturas.
* Apresentam...
tracking img