Metodos ageis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS ÁGEIS – CONHECENDO O FDD (FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT)
Juliane Oliveira
Lenon Bortoli
Marcelo Brião
Samir Bravo < samir_portuga@hotmail.com>
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – Curso de Sistema de Informação – Câmpus São Jerônimo
Rua Antonio de Carvalho, s/nº - Esquina com a RS 401 – São Jerônimo - RS
26 de setembro de 2011
RESUMO
Este artigo irá mostrar a metodologia FDD– Feature Driven Development que é utilizado no gerenciamento e desenvolvimento de softwares, onde iremos conhecer seu histórico, características e funcionalidades.

Palavras-chave: FDD, Métodos Ágeis, Feature Driven Development.

ABSTRACT
This article will show the methodology FDD - Feature Driven Development which is used in management and software development, where we know its history,characteristics and features.

Key-words: FDD, Agile Methods, Feature Driven Development.

1 INTRODUÇÃO
Os métodos ágeis surgiram pela necessidade que alguns desenvolvedores foram percebendo de ter metodologias de desenvolvimento de software mais eficientes e ágeis do que os métodos tradicionais. Foi a partir desta necessidade que um grupo de pessoas envolvidas com metodologias dedesenvolvimento de software reuniu-se e formaram uma aliança para desenvolvimento de software, e este grupo deu início a um manifesto que formulou alguns critérios que são considerados adequados para o que eles procuravam.
Deste manifesto surgiu um novo conceito para desenvolvimento de software que foi chamado de Métodos Ágeis, e seguindo esta linha foram surgindo vários processos baseados neste novoconceito de oferecer flexibilidade e capacidade de implementar as mudanças que podem surgir durante o processo.
FDD foi um dos processos que foram desenvolvidos para atender este novo conceito de metodologia ágil. Este tipo de metodologia, o FDD (Feature Driven Development) possui características que os caracteriza e o difere das outras metodologias, apresenta vantagens e também desvantagens queprecisam ser conhecidas e compreendidas para ajudar na escolha de metodologia a ser usada. A seguir conheceremos um pouco mais sobre as características e métodos propostas pelo FDD.

2 HISTÓRICO
Feature-Driven Development (FDD) foi desenvolvido e baseado no conceito de metodologia ágil, e de acordo com o site Heptagon ele foi criado em 1997 em um grande projeto de Java para um banco em Singapura,porém foi oficialmente publicado em 1999 em um livro de autoria de Peter Coad, Eric Lefebvre e Jeff De Luca que foi entitulado de “Java Modeling in Color with UML”.
Apartir daí outros desenvolvedores envolvidos no projeto em Singapura publicaram mais dois livros que fundamentavam e completavam a análise sobre o FDD. Em 2002 Stephen Palmer (gerente de desenvolvimento do projeto em Singapura) e JohnMac Felsing (arquiteto senior) publicaram o livro "A Practical Guide to Feature Driven Development", e em 2003 David Anderson, especialista em interface com o usuário, plublicou "Agile Management for Software Engineering: Using the Theory of Constraints for Business Results", que não falava somente sobre FDD mas também sobre outras metodologias ágeis, (Heptagon).
O FDD teve seu início para grandeprojeto em um banco e ele se destacou por ter características que possibilitassem aos envolvidos no projeto trabalhar com resultados úteis em curto período, monitoramento do projeto detalhado a fim de extrair resumos para os clientes, entre outros.
Por fim, um dos representantes que desenvolveram o FDD, Jon Kern foi um dos representantes que ajudou a redigir o Manifesto Ágil para Desenvolvimentode Software.

3 PRINCÍPIOS RELEVANTES AO MANIFESTO ÁGIL
• Garantir a satisfação do consumidor entregando rapidamente e continuamente softwares funcionais;
• Os softwares funcionais são entregues frequentemente (semanas, ao invés de meses);
• Softwares funcionais são a principal medida de progresso do projeto;
• Cooperação constante entre pessoas que entendem do 'negócio' e desenvolvedores;...
tracking img