Metodologias praticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marconi e Lakatos (2003, p.83) definem o método científico como o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permitem alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros - traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

O método científico empregado nesta pesquisa foi o método hipotético-dedutivo. Estemétodo propugna que o único conhecimento genuíno é o obtido pelos caminhos da ciência. As únicas verdades seguras são as que se pode avaliar objetivamente, independentemente do observador. Deduz resultados a partir da formulação de hipóteses. Submete as hipóteses a testes, e busca regularidade e relacionamentos causais entre seus elementos.

Seu critério original, a verificabilidade, toma porbase o princípio de que a proposição que não for passível de comprovação científica não faz sentido. Pelo critério da falseabilidade, proposto por Karl Popper, são as tentativas sem êxito de falsear uma proposição que lhe dão ainda mais validade (Japiassú e Marcondes, 1996, p. 217).

Quanto às técnicas de pesquisa empregadas, de acordo com Marconi e Lakatos (2003), esta pesquisa pode serclassificada como uma pesquisa de campo, quantitativo-descritiva. Uma pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. O que principalmente caracteriza esta pesquisa como uma pesquisa decampo é o levantamento no mercado (campo) das percepções dos usuários e operadoras sobre os serviços de comunicação móvel de dados.

Um dos tipos de pesquisa de campo é a pesquisa quantitativo-descritiva. Para Marconi e Lakatos (2003), a pesquisa de campo quantitativo-descritiva consiste em investigações empíricas, que objetivam o delineamento ou análise das características principais oudecisivas de um fenômeno, a avaliação de programas ou ainda o isolamento de variáveis principais ou chave. Neste tipo de estudo são empregadas técnicas como entrevistas e questionários, e procedimentos de amostragem.

O público-alvo da pesquisa foi constituído por dois grupos distintos:
• Gerentes e profissionais da área de Marketing de serviços de valor agregado das operadoras de telefonia móvelcelular no Brasil, que oferecem serviços de comunicação móvel de dados;
• Usuários dos serviços de comunicação móvel de dados.
Para cada grupo (população) foi extraída uma amostra. Segundo Vergara (1998), uma amostra é uma parte da população, escolhida segundo algum critério de representatividade. As amostras são assim caracterizadas:

a) Amostra de Operadoras:
Participaram da pesquisadez respondentes de seis operadoras de telefonia móvel celular que oferecem serviços de comunicação móvel de dados nas diversas regiões do Brasil, a saber: Brasil Telecom, Claro, Oi, Telemig/Amazônia Celular, TIM e Vivo. Para a amostra de operadoras, o julgamento foi fator chave na seleção dos respondentes.

Julgou-se que os gerentes e profissionais da área de Marketing de Serviços de ValorAgregado eram os mais indicados para responder à pesquisa, por serem os responsáveis pela prospecção de novos serviços no mercado, pelo desenvolvimento de estratégias de lançamento e ainda pelo próprio lançamento dos serviços.

A amostra de operadoras foi bastante representativa da população, pois quase a totalidade das operadoras participou da pesquisa. Apenas as operadoras Sercomtel Celular eCTBC não participaram da pesquisa. Estas operadoras detêm a menor participação de mercado: 0,12% e 0,5%, respectivamente.
b) Amostra de Usuários:
Cento e dez (110) usuários de serviços de comunicação móvel de dados participaram da pesquisa. Para os usuários de serviços de comunicação móvel de dados, a amostragem foi realizada por conveniência. O questionário foi disponibilizado na Internet, e...
tracking img