Metodologias ageis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIAS ÁGEIS

As técnicas de metodologias ágeis para desenvolvimento de sistemas são uma resposta as metodologias tradicionais.

À medida que as organizações tornam-se cada vez mais dependentes da indústria do software, ficam mais claros os problemas relacionados ao processo de desenvolvimento de sistemas: custo e complexidade alto, dificuldade de manutenção, e a diferença entre asnecessidades dos usuários e o produto que será desenvolvido.

Apresentação de algumas Metodologias Ágeis

Extreme Programming - XP

XP é uma abordagem deliberada e disciplinada para desenvolvimento de software.

O modelo de desenvolvimento Extreme Programming é um processo de desenvolvimento ágil. Criada por Kent Baeck em 1996 durante o projeto Daimler-Chrysler.

Segundo Beack (2001),os processos ágeis são aplicados com maior relevância em projetos curtos ou com equipes de trabalho co-localizadas. Eles apresentam uma visão parecida sobre as devidas práticas necessárias no desenvolvimento de um sistema e a obtenção da qualidade, tais como a preocupação com os requisitos (funcionais e não- funcionais), o desenvolvimento iterativo e o envolvimentodos clientes no projeto.

O sucesso de XP advém da intensa satisfação do cliente. Cliente satisfeito é o melhor indicativo de sucesso de um projeto.

Esta metodologia foi criada para produzir o software que o cliente precisa quando ele é necessário.

XP encoraja os desenvolvedores a atender as requisições de mudanças dos requisitos do software, no momento em que isto acontece.

Em XP algunsprincípios traduzem o espírito da metodologia e devem ser rigorosamente seguidos e planejados.

Os cinco valores fundamentais da metodologia XP são: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. A partir desses valores, possui como princípios básicos: feedback rápido, presumir simplicidade, mudanças incrementais, abraçar mudanças e trabalho de qualidade.

A XP incentiva o controleda qualidade como variável do projeto, pois o pequeno ganho de curto prazo na produtividade, ao diminuir qualidade, não é compensado por perdas (ou até impedimentos) a médio e longo prazo.

Praticas:

Para aplicar os valores e princípios durante o desenvolvimento de software, XP propõe uma série de práticas. Há uma confiança muito grande na sinergia entre elas, os pontos fracos de cada uma sãosuperados pelos pontos fortes de outras.

Jogo de Planejamento (Planning Game): O desenvolvimento é feito em iterações semanais. No início da semana, desenvolvedores e cliente reúnem-se para priorizar as funcionalidades. Essa reunião recebe o nome de Jogo do Planejamento. Nela, o cliente identifica prioridades e os desenvolvedores as estimam. O cliente é essencial neste processo e assim elefica sabendo o que está acontecendo e o que vai acontecer no projeto. Como o escopo é reavaliado semanalmente, o projeto é regido por um contrato de escopo negociável, que difere significativamente das formas tradicionais de contratação de projetos de software. Ao final de cada semana, o cliente recebe novas funcionalidades, completamente testadas e prontas para serem postas em produção.

PequenasVersões (Small Releases): A liberação de pequenas versões funcionais do projeto auxilia muito no processo de aceitação por parte do cliente, que já pode testar uma parte do sistema que está comprando.

Metáfora (Metaphor): Procura facilitar a comunicação com o cliente, entendendo a realidade dele. O conceito de rápido para um cliente de um sistema jurídico é diferente para um programadorexperiente em controlar comunicação em sistemas em tempo real, como controle de tráfego aéreo. É preciso traduzir as palavras do cliente para o significado que ele espera dentro do projeto.

Projeto Simples (Simple Design): Simplicidade é um princípio da XP. Projeto simples significa dizer que caso o cliente tenha pedido que na primeira versão apenas o usuário "teste" possa entrar no sistema com a...
tracking img