Metodologias ageis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice Página
1. INTRODUÇÃO 1
2. PROCESSO DE SOFTWARE OU METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 2
3. METODOLOGIAS ÁGEIS 3
3.1. CARACTERISTICAS 4
Exemplo de Metodologias Ágeis 4
3.2. CRÍTICAS OU DESVANTAGENS 5
3.3. VANTAGENS 6
4. EXTREME PROGRAMMING 7
5.APLICABILIDADE DOS MÉTODOS ÁGEIS 11
6. CONCLUSÃO 14
7. BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO
Metodologias ágeis têm sido apontadas como uma alternativa às abordagens tradicionais para o desenvolvimento de software. Em projetos em que há muitas mudanças, em que os requisitossão passíveis de alterações, onde refazer partes do código não é uma atividade que apresenta alto custo, as equipes são pequenas, as datas de entrega do software são curtas e o desenvolvimento rápido é fundamental, não pode haver requisitos estáticos, necessitando então de metodologias ágeis. Tendo em conta que o ambiente das organizações é dinâmico, não permite então que os requisitos sejamestáticos. Metodologias orientadas a documentação para o desenvolvimento de software são, de certa forma, fatores limitadores aos desenvolvedores, e muitas organizações não possuem recursos ou inclinação para processos pesados de produção de software. Por esta razão, as organizações pequenas acabam por não usar nenhum processo. Isto pode levar a efeitos desastrosos na qualidade do produto final, além dedificultar a entrega do software nos prazos e custos predefinidos. Dentre todas as metodologias ágeis existentes, uma que vem se destacando em número de adeptos e projetos é a Extreme Programming (XP). As metodologias ágeis surgiram com a proposta de aumentar o enfoque nas pessoas e não nos Metodologias de desenvolvimento. Além disso, existe a preocupação de gastar menos tempo com documentação emais com resolução de problemas de forma iterativa.

2. PROCESSO DE SOFTWARE OU METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Um processo de software (ou metodologia de desenvolvimento de software) é um conjunto de atividades e resultados associados que auxiliam na produção de software. Dentre as várias atividades associadas, existem por exemplo a análise de requisitos e a codificação. Oresultado do processo é um produto que reflete a forma como o processo foi conduzido. Embora existam vários processos para o desenvolvimento de software, existem atividades fundamentais comuns a todos eles [Sommerville (2003)]:
Especificação de Software: definição das funcionalidades (requisitos) e das restrições do software. Geralmente é uma fase em que o desenvolvedor conversa com o cliente paradefinir as características do novo software.
Projeto e Implementação de Software: o software é produzido de acordo com as especificações. Nesta fase são propostos modelos através de diagramas, e estes modelos são implementados em alguma linguagem de programação.
Validação de Software: o software é validado para garantir que todas as funcionalidades especificadas foram implementadas.
Evolução deSoftware: o software precisa evoluir para continuar sendo útil ao cliente.
Muitas organizações desenvolvem software sem usar nenhum processo. Geralmente isso ocorre porque os processos tradicionais não são adequados às realidades das organizações. Em particular, as organizações pequenas e médias não possuem recursos suficientes para adotar o uso de processos pesados. Por esta razão, muitasorganizações não utilizam nenhum processo. O resultado desta falta de sistematização na produção de software é a baixa qualidade do produto final, além de dificultar a entrega do software nos prazos e custos predefinidos e inviabilizar a futura evolução do software. Existem vários processos de software definidos na literatura da Engenharia de Software. É comum mesmo algumas organizações criarem seu...
tracking img