Metodologia triangular do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A metodologia do Esporte Educacional apresenta três princípios básicos:
 

[pic]

Ensinar Esporte Para Todos
Ensinar o esporte com a premissa de inclusão e participação de todos,independentemente dos potenciais e das limitações individuais.
 
Ensinar Bem Esporte Para Todos
Ensinar o esporte de maneira que todos aprendam a jogá-lo com competência técnica e tática.
 
Ensinar Mais Do QueEsporte Para Todos
Ensinar o esporte de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos nas áreas de saúde, cultura, cidadania, protagonismo e comunidade.

Segundo Freire (1997; 2002; 2003), afinalidade objetivada no processo deverá ser considerada a partir das motivações do indivíduo envolto a um ambiente sociocultural, diretamente integrado ao processo e segundo suas individualidades. Oambiente do jogo/esporte é, sem dúvida, favorável para a educação/formação moral, ética, social etc. Mas, para que possa ter essa finalidade, o indivíduo deverá estar integrado a essa ação, o fazercaminhar de encontro ao compreender, assim como o compreender permita ao aluno um novo fazer;
Estabelecidos os norteadores de sua construção, Freire (2000; 2003) sugere alguns princípios que tornampossível a aplicabilidade da proposta pedagógica, da seguinte forma:

- Ensinar esporte a todos: está diretamente compromissado com conhecimento, aprendizado; portanto, este deverá ter o comprometimentode ensinar a todos, independentemente do conhecimento já estabelecido. Segundo Freire (2003), o ensinar esporte a todos deverá estar orientado tanto para aquele que já joga, sendo que, para este,deverá proporcionar o aprender ainda mais, aprender a jogar melhor; e para o que não sabe jogar, se responsabilizando por fazer que este possa aprender o mínimo suficiente para poder jogar – praticaresporte. E, se entendemos o jogo/esporte como um conhecimento que se desenvolveu culturalmente, também devemos compreendê-lo como “um direito humano que deve ser estendido a todos os cidadãos, não a um...
tracking img