Boliche americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho


Adilson dos Santos
Guilherme Porto Honda
Marcelo Luiz Gomes de Negreiros
Michael Lima Alves
Naur Arjonas Junior
Vitor Nunes Maciel














Projeto Integrador: Boliche Americano
























São Paulo
2012
Adilson dos Santos RA: 911205144
Guilherme Porto Honda RA:
Marcelo Luiz Gomes de NegreirosRA: 911203267
Michael Lima Alves RA: 911203977
Naur Arjonas Junior RA: 912105465
Vitor Nunes Maciel RA: 912114330














Projeto Integrador: Boliche Americano

Parte escrita do Projeto integrador, apresentado a disciplina de Metodologia de pesquisa em Engenharia.

Professor Alexandre Rigotti





















São Paulo
2012

LISTA DEFIGURAS

Figura 1 – Tipos de Madeira Sustentável
Figura 2.1 – Pré-montagem (Base)
Figura 2.2 – Pré-montagem (Lançador)
Figura 2.3 – Pré-montagem (Base/Lançador)
Figura 2.4 – Projeto completo



LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Materiais Utilizados
Tabela 2 – Lançamentos

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 6
ORIGEM DO BOLICHE 7
SUSTENTABILIDADE 8
USO CONSCIENTE DE MADEIRA 8
O PROJETO 10MATERIAIS UTILIZADOS 10
PRÉ-MONTAGEM 11
CALCULOS 12
CONCLUSÃO 13
REFERENCIAS 14



INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal o projeto e desenvolvimento de um boliche americano, além de abordar as matérias do semestre letivo, apresentando cálculos e tabelas criados a partir dos ensinamentos em sala de aula.



ORIGEM DO BOLICHE

Uma das versões correntes quanto aoaparecimento do jogo que se transformou em esporte relata que um arqueólogo inglês encontrou na década de 1930, uma tumba de 3.200 a.C. de uma criança egípcia com pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, talvez até um tipo de boliche primitivo.

Uma lenda relata que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvos a serem atingidos. Oscrânios eram lançados, colocando-se o polegar e outros dedos nas cavidades dos olhos.

Há estudos que mencionam um jogo, na Polinésia, chamado de “ula maika”, tido como a origem do boliche. Segundo historiadores, trata-se de um dos mais antigos esportes de bolas arremessadas, sendo considerado um irmão do bocha.

No século XIV surgiu, na Inglaterra, um jogo de boliche na grama, que tinha porobjetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo, porém sem derrubá-lo.

A popularidade desse jogo chegou a ponto do Rei Eduardo III, da Inglaterra, proibir a sua prática em 1.366, pois temia que ele superasse o arco e flecha, esporte que tinha maior importância militar. A proibição se referia a um “jogo dos nove pinos”, o que obrigou os ingleses a reinventar o esporte com dez pinos, o quese afirma, tornou-se tradição e foi seguido mais tarde nos Estados Unidos pela International Bowling Association-IBA.

Já na Alemanha, no ano de 1370, devido às ruinosas apostas que se faziam, Carlos V proibiu a prática do jogo que também era combatido pelos clérigos da Igreja que o chamavam de Hei Denwerfen (destruição dos pagãos).

O primeiro regulamento conhecido do jogo é de autoria doalemão Hugo Von Trimberg. Foi elaborado no século XIII e se intitulava Renner.

Há outra versão, entretanto, sobre o nascimento do boliche: diz-se que surgiu por volta do século IV ou V, na Alemanha, com conotação religiosa e era jogado com nove pinos colocados em forma de losango.

Afirma-se que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de boliche em suacasa.

Outras fontes afirmam que o esporte era jogado entre os Césares, em Roma, na Alemanha e na Holanda. Deste último país, imigrantes teriam levado a prática para os Estados Unidos, e aí o boliche proliferou, ganhando o país e o mundo.

De qualquer modo, os americanos adotaram o jogo modificando a colocação dos pinos para a forma triangular e acrescentando mais um pino, sendo batizado...
tracking img