Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE ,CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
ALUNOS:
FLAVIA FALCÃO MALTA - RA 2181255522
GLEICIENE SOUZA DOS SANTOS – RA 4155247399
RAQUEL APARECIDA RANGEL ALBERTIN – RA 2032945246
ROSIMEIRE LOURENÇO - RA 2061120389
SANDRA ARRUDA SIMPLÍCIO – RA 2044106812








Limeira , 2012-



Discutir com o grupo sobre as memórias escolares
O modelo vivenciado pelo grupo favorecia odesenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos?

Desenho é uma forma de linguagem, talvez a mais antiga. Provavelmente o homem das cavernas, bem antes de se comunicar com palavras, tenha feito isso através de rabiscos. Ainda hoje, quando não conseguimos nos comunicar verbalmente, tentamos fazê-lo por meio de um desenho. Um mapa, por exemplo.
Assim sendo, aprender a desenhar éuma necessidade, tanto pelo aspecto da comunicação como pelo prazer que esta atividade proporciona. Além disso, desenhar é uma atividade extremamente prazerosa, pois o desenvolvimento e a prática do fazer artístico são muito importantes para o ser humano, pela própria necessidade que temos de nos comunicar com os nossos semelhantes e alcançarmos nossas realizações. A arte desenvolve acriatividade, proporciona autoconfiança, amplia a bagagem cultural, facilita o processo de sociabilidade e ainda possibilita a lucratividade, pois existem mais de trinta profissões ligadas direta ou indiretamente ao Desenho e a Arte em geral.

Com base nos relados dos colegas de grupo, qual era o objetivo das atividades nos anos iniciais de escolarização? O grupo concorda com esta visão?
As relaçõesentre arte, desenvolvimento humano e educação, mais especificamente a importância da primeira para os últimos, têm sido amplamente pesquisadas por diversas linhas de pensamento teórico Não se pode afirmar que a música não esteja presente na escola. A questão é “de que modo” isso acontece: “O que não se pode generalizar e afirmar é que a escola não produz Música em seu cotidiano. Se percorrermos osrecreios das escolas, perceberemos como as crianças convivem e realizam
manifestações musicais, geralmente vinculadas a alguma reprodução de situações visuais e musicais decorrentes
da mídia, os educadores, por sua vez, vêm enfatizando a inclusão das linguagens artísticas na escola, desde a educação infantil, como uma das formas de diminuir as desigualdades de acesso aos bens simbólicos aque estão sujeitos os alunos oriundos de ambientes mais ou menos privilegiados. Ou seja, defendem “o papel da arte na educação básica, dentro de um projeto de democratização no acesso à cultura” .Vêem também a arte dentro de um quadro de busca por “uma educação integral do homem, a qual [...] é uma educação de caráter desinteressado que, além do conhecimento da natureza e da cultura envolve asformas estéticas, a apreciação das coisas e das pessoas .

1- Como professores, quais alternativas o grupo poderia propor para a utilização de recursos artísticos na sala de aula que proporcionem o pensamento crítico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade? A MUSICALIZAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM Quando falamos em musicalização, logo outro pensamento nosvem à cabeça, quase que instantaneamente, ou seja, pensamos em diversão, alegria, prazer... Só coisas boas. Então porque não associar à música ao contexto escolar? Trazer alegria para o cotidiano escolar, levando as crianças a compreenderem a aprendizagem também pode se dar através da maravilhosa combinação melódica e harmônica de sons dentro da sala de aula.
Martins (1985, p. 47 ) afirma que“Educar musicalmente é propiciar à criança uma compreensão progressiva da linguagem musical, através de experimentos e convivência orientada.”
Pelo exposto até o presente momento, é possível afirmar que a musicalização serve como uma forte aliada, uma importante ferramenta, para que, nós educadores, possamos transformar a tão entediante educação formal, preconizada pelo sistema escolar, em...
tracking img