Metodologia - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁCIO-FATERN
CURSO DE ENFERMAGEM

PROJETO SOCIAL ESCOLA VIVA


CARLA CARINE
DENILSON MARQUES
HELOISE JALESINGRID SUELLEN
JOSÉ SEGUNDO
MARCIA REGINA
MAIARA LEITE


NATAL/RN
2012
CARLA CARINE
DENILSON MARQUES
HELOISE JALESINGRID SUELLEN
JOSÉ SEGUNDO
MARCIA REGINA
MAIARA LEITE


PROJETO SOCIAL ESCOLA VIVA


Trabalho apresentado como pré-requisito básico para obtenção de nota parcial da disciplina de responsabilidade social, sob a orientação professora Doutora Elaine Savalli.

NATAL/RN
2012

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Objetivos
2.1 Geral
2.2 Específicos
3. Justificativa
4.Caracterização

1. Introdução
O Brasil tem enfrentado problemas sociais que interferem diretamente na saúde da população. Dentre os problemas mais frequentes está o consumo de drogas, principalmente entre adolescentes. Sendo este o público mais vulnerável, cresce todos os dias o número de dependentes químicos, seja de drogas lícitas ou ilícitas.
A Escola, neste contexto, passa a ser então um espaçoimportante de combate ao uso de drogas, pois estas discussões são comuns neste ambiente, tornando assim, imprescindíveis para que o futuro do nosso país não seja de tanta violência, além dos outros problemas que as drogas trazem, como a propagação do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, o que gera uma despesa para o poder público maior do que se gastaria com a prevenção.
Deste modo,se faz necessária a mobilização e frequente capacitação dos professores, além da mobilização e informação dos alunos sobre a gravidade dos problemas citados, levando as informações sobre as drogas e as doenças sexualmente transmissíveis ao ambiente escolar de maneira clara e atrativa, envolvendo toda a escola e promovendo a conscientização, através do esclarecimento.

2. Objetivos
2.1 GeralProporcionar aos professores e alunos da Escola Municipal Professor Cícero Varela um contato mais aprofundado com as temáticas: Drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis, de modo a motivá- los a multiplicarem as informações repassadas.
2.2 Específicos
* Mobilizar os adolescentes, principalmente do 8º e 9º da Escola a montarem um trabalho de divulgação da transmissão, dos sintomas e dospossíveis tratamentos das DST’s;
* Criar na Escola um Dia “D” de combate as drogas que acontecerá na culminância do projeto, onde se fará o dia inteiro atividades voltadas pra esta temática;
* Incentivar o corpo docente da Escola a estabelecer um vínculo maior com a família dos adolescentes de modo a mantê-los também informados de como proceder quanto à orientação sexual de seus filhos, além docontato com as drogas.

3. Justificativa
A adolescência é a fase das grandes modificações físicas e emocionais, um período cheio de desafios, inquietações e turbulências. Assim torna-se uma etapa importantíssima para a formação da personalidade, somada a uma série de descobertas que podem implicar em problemas sérios para o futuro.
Os conflitos, as incertezas tornam o adolescente vulnerável auma série de situações que vão desde a iniciação precoce da vida sexual ao uso de drogas, que podem comprometer o seu desenvolvimento.
Pesquisadores da Educação e da Saúde tem se preocupado bastante com o uso de drogas na adolescente, pois pesquisas tem mostrado que o número de adolescente que usam drogas tem aumentado.
O uso de drogas na adolescência é uma questão que preocupa cada vez...
tracking img