Metodologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

RESUMO
Este trabalho refere-se ao desenvolvimento da violência dentro das escolas em forma de bullying. Sendo o mesmo um problema mundial, encontrado em qualquer escola, não se restringindo a um tipo específico de instituição. As atitudes de bullying trazem consequências negativas para os autores, vítimas e testemunhas, afetando sua formação psicológica, emocionale sócio-educacional. O bullying ocorre em todas as dependências das escolas, como dentro das salas de aulas, no pátio, nos banheiros, corredores e no Brasil com maior frequência na sala de aula.
A família e a escola têm o papel fundamental em prevenir o bullying. Ambas devem agir com atitudes pontuadas no amor, no diálogo, na justiça e na solidariedade. No Brasil, já foi registrados algumastragédias em escolas, tendo o bullying como causa principal, por esse motivo, vem sendo desenvolvidos projetos de organizações não governamentais anti-bullying em várias instituições escolares.
Palavras-chave: Bullying, agressor, vítima, escola, família.
LISTA DE ABREVIATURA
ABRAPIA – Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência
CEMEOBES – CentroMultidiscipliminar de Estudos e Orientação sobre o bullying

SUMÁRIO

Índice
INTRODUÇÃO

CAPÍTULO l
1. Bullying: Abordagens Históricas – Segundo FANTE 2005
1.1 Bullying direto e indireto
1.2 Protagonistas do bulliyng
1.3 Autor do bullying
1.4 Vítimas do bullying
1.5 As testemunhas do bullying
1.6 Bullying entre professor e aluno
1.7 Identificação dos envolvidos
1.8 Onde ocorre o bullying noambiente escolar

CAPÍTULO II
2. As consequências do bullying
2.1 Papél da família
2.2 Papel da escola
2.3 Como a escola deve denunciar os casos de bullying?
2.4 Programas de redução do bullying no Brasil

CAPÍTULO III
3. Pesquisando condutas de bullying nas escolas de Crixás-Go

CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O tema escolhido é de suma importância nos diasatuais, mediante se questiona ao problema sobre as brincadeiras de forma intencional e repetitiva que ocorre nas escolas, intimidando as vítimas, trazendo consequências, desastrosas, no aprendizado do aluno nas escolas. O trabalho se tem como objetivo geral discutir as situações de violências oriundas do bullying na tentativa de reduzir sua continuidade no ambiente escolar. E se justifica, por sero bullying um problema mundial, como uma brincadeira própria do amadurecimento da criança, porém, com interpretação equivocada, a prática vem se alastrando cada vez mais no ambiente escolar, trazendo como consequência o desrespeito, o preconceito pelo próximo, causando uma extrema dificuldade na aprendizagem do aluno.
Portanto, a pesquisa possibilita a escola conhecimento científico e prático,que possa prevenir e diminuir as condutas de bullying no ambiente escolar. Ao contrário da violência, incentivar a solidariedade, o respeito, o diálogo e a valorização das diferenças culturais.
Entende-se que o bullying é uma ferramenta grosseira de desconstrução, e precisa ser combatido. No trabalho de pesquisa foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo de caráterquantitativo. Para o desenvolvimento desse trabalho foram pesquisados alguns autores como Cléo Fante, Gabriel Chalita, Pedra e o site da ABRAPIA.
No primeiro capítulo, foi feito uma abordagem histórica sobre o bullying, conceituando-o como todos os atos de violência física ou psicológica intencional e repetitiva, e como ele se apresenta.

No segundo capítulo foi feito uma reflexão sobre as consequênciasreferentes ao bullying, que são inúmeras e variadas, afetando todos os envolvidos e em todos os níveis de idade. Abordamos também o papel da família e o papel da escola frente ao bullying, como a escola deve denunciar os casos de bullying e o os programas de redução do anti-bullying no Brasil.
No terceiro capítulo foi feita uma análise sobre o resultado da pesquisa de campo, das condutas de...
tracking img