Metodologia de desenvolvimento de produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

“A administração de conhecimento colhe e partilha bens intelectuais visando obter resultados ótimos em termos da produtividade e capacidade de inovação das empresas. È um processo que envolve gerar, coletar, assimilar e aproveitar o conhecimento, de modo a gerar uma empresa mais inteligente e competitiva” (GAETNER GROUP, 1998).

O processo criativo de pesquisa e desenvolvimento denovos produtos numa empresa passa necessariamente por políticas de estímulo à inovação, pois o processo de inovar é endógeno à empresa, gerado a partir de suas necessidades. A principal característica das organizações inovadoras é a alta eficiência em aprender, que elas sejam autocríticas ou compromissadas com o aperfeiçoamento contínuo. Elas são também muito eficientes em sintetizar oconhecimento de mercado com o desenvolvimento de produto mediante Know-how de produção. As organizações conhecidas por sua natureza inovadora conquistaram tal reputação a partir da inovação radical de produtos ou processos.

Sendo assim, a empresa participa na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos, lançando mão não somente de conhecimentos científicos, participação em feiras, analisando tendênciasde mercado. Mas também do conhecimento tácito e da experiência de seu quadro de colaboradores.

A empresa inovadora é uma criadora de conhecimentos, valoriza as idéias criadoras dos trabalhadores, bem como com seus ideais, e é isso que alimenta a inovação. Numa empresa criadora de conhecimento, inventar novos conhecimentos não é uma atividade especializada, é uma forma de comportamento, um modo devida. Cada funcionário é um empreendedor dentro da empresa.

A responsabilidade de criar o conhecimento é de todos e não somente de um departamento, responsabilizado para tal. Todos na empresa precisam se sentir engajados neste processo criativo. Nenhum grupo ou departamento específico tem esta responsabilidade exclusiva. No processo de inovação tecnológica, é necessário o comprometimento pessoaldo funcionário com a empresa e com o trabalho que realiza na mesma. A empresa, por outro lado, tem que dar condições e estímulo ao colaborador para que desempenhe sua função da melhor forma e se sinta estimulado para criar ainda mais. Em outras palavras, é fundamental que o funcionário tenha liberdade de ser criativo, que se sinta responsável pelo processo e tenha liberdade de executá-lo.

Ogerente de pesquisa e desenvolvimento tem como atribuições fundamentais, dentro do processo de inovação tecnológica, identificar o quantificar o capital intelectual existente na empresa. Os gerentes devem proporcionar um ambiente de trabalho em que exista abertura para o constante questionamento. O trabalhador deve se sentir à vontade para dizer “eu não sei” e não se sentir ameaçado por não saber.

Aalavancagem de conhecimento, num processo de inovação, deve ser feita mediante o diálogo permanente em que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas idéias com terceiros.

É necessário que todos na Mecan tenham plena compreensão dos produtos da empresa, para que servem, quem os consome e como se colocam no mercado.

As barreiras mais comuns entre o P & D e as outras áreas da empresasão:
• O P & D não divulga os objetivos da pesquisa que realiza; o centro de pesquisa acredita que sua missão é obvia para o resto da empresa, o que não é verdade. É indispensável que o P & D divulgue seus objetivos e linhas de pesquisa para que todos possam contribuir.
• O P & D não envolve a fábrica nas suas atividades; o departamento só envolve a fábrica no final do processo de pesquisa.• O P & D está distante da realidade da empresa; as pessoas contratadas para trabalhar no P & D vêm de centros de pesquisas ou universidades e, ao chegarem na empresa, não conhecem e não procuram conhecer a empresa.
• O P & D não conhece a contribuição da fábrica; a falta de reconhecimento do P & D para com a fábrica ocasiona desestímulo para uma cooperação mais intensa entre ambos....
tracking img