Desenvolvimento de produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Metodologias Tradicionais

As metodologias tradicionais são também chamadas de pesadas ou orientadas a documentação. Essas metodologias surgiram em um contexto de desenvolvimento de software muito diferente do atual, baseado apenas em um mainframe e terminais burros Royce (1970). Na época, o custo de fazer alterações e correções era muito alto, uma vez queo acesso aos computadores era limitado e não existiam modernas ferramentas de apoio ao desenvolvimento do software, como depuradores e analisadores de código. Por isso o software era todo planejado e documentado antes de ser implementado.
A principal metodologia tradicional e muito utilizada até hoje é o modelo Clássico.
Modelo Clássico
O modelo Clássico ou Seqüencial Pressman (2001) foi oprimeiro processo publicado de desenvolvimento de software. Desde sua introdução tem sido muito utilizado. É um modelo em que existe uma seqüência a ser seguida de uma etapa a outra. Cada etapa tem associada ao seu término uma documentação padrão que deve era aprovada para que se inicie a etapa imediatamente posterior. De uma forma geral fazem parte do modelo Clássico as etapas de definição derequisitos, projeto do software, implementação e teste unitário, integração e teste do sistema, operação e manutenção. O problema do modelo em Cascata é sua inflexível divisão do projeto em fases distintas, o que dificulta possíveis alterações que são comuns no desenvolvimento de um projeto. É um modelo que deve ser usado somente quando os requisitos forem bem compreendidos.

Comparativo entre asmetodologias
As maiorias das metodologias ágeis nada possuem de novo Cockburn et al., (2001). O que as diferencia das metodologias tradicionais são o enfoque e os valores. A idéia das metodologias ágeis é o enfoque nas pessoas e não em processos ou algoritmos. Além disso, existe a preocupação de gastar menos tempo com documentação e mais com a implementação.




Uma característica das metodologiaságeis é que elas são adaptativas ao invés de serem preditivas. Com isso, elas se adaptam a novos fatores decorrentes do desenvolvimento do projeto, ao invés de procurar analisar previamente tudo o que pode acontecer no decorrer do desenvolvimento. Essa análise prévia é difícil e apresenta alto custo, além de tornar-se um problema caso não se queira fazer alterações nos planejamentos. Por exemplo,para seguir estritamente o planejamento, pode ser necessário que a equipe trabalhe sobre pressão e faça muitas horas extras, o que prejudica a qualidade do produto.
Para ser realmente considerada ágil a metodologia deve aceitar a mudança ao invés de tentar prever o futuro. O problema não é a mudança em si, mesmo porque ela ocorrerá de qualquer forma. O problema é como receber, avaliar eresponder às mudanças. Como exemplo, as aplicações baseadas em Web são melhor modeladas usando metodologias ágeis, uma vez que o ambiente Web é muito dinâmico.
As metodologias pesadas devem ser aplicadas apenas em situações em que os requisitos do software são estáveis e requisitos futuros são previsíveis. Estas situações são difíceis de serem atingidas, uma vez que os requisitos para o desenvolvimentode um software são mutáveis. Dentre os fatores responsáveis por alterações nos requisitos estão à dinâmica das organizações, as alterações nas leis e as mudanças pedidas pelos stake-holders, que geralmente têm dificuldades em definir o escopo do futuro software.
Ao se usar o modelo Clássico. Portanto, alterações nos requisitos no modelo Clássico não são desejáveis.
Por serem relativamente novas,existem poucas fer-ramentas disponíveis que suportam o processo ágil de desenvolvimento. Dentre as existentes, a maioria suporta apenas a Extreme Programming e ainda estão em fase de pesquisa e desenvolvimento.
O desenvolvimento desta ferramenta ainda está em progresso, mas já existe uma versão estável para o gerenciamento de estórias do usuário, gerenciamento de tarefas, verificação de...
tracking img