O alienista - estrutura de roteiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Alienista

Trabalho de Estrutura de Roteiro

Barbara Zavarezzi






Storyline

Trata-se de uma história de um anti-herói. Simão Bacamarte, cientista renomado, monta em Itaguaí, um hospício, a Casa Verde, a fim de executar seus projetos científicos. Ele pretende separar a “loucura” da “razão”. Consegue o apoio das forças políticas locais para por em prática seus métodosheterodoxos. O médico, a princípio muito respeitado por todos na cidade, aos poucos passa a ser temido e detestado, à medida que vai internando todos os habitantes por motivos aparentemente insensatos, levando o caos a essa pequena cidade de interior.

Perfil dos personagens


Simão Bacamarte (40 anos) - Médico psiquiatra, renomado internacionalmente. Desde a sua infância era encantado pela ciência epelo ser humano. Adorava fazer experiências e estudar as pessoas. Sempre quis saber os limites entre a razão e a loucura. É casado com Dona Evarista, mulher aparentemente desprovida de virtudes e que, ainda por cima, mostrou-se estéril, após anos de casamento. Simão se tornou um homem frio, com dificuldades para expressar seus sentimentos e indiferente à mulher. Só tinha um objetivo na vida: aciência. E é por causa dessa grande obsessão que ele, conseguindo verba para fundar a primeira Casa de Orates da cidade, acaba transformando a vida dos cidadãos da mesma, num verdadeiro caos.

Dona Evarista (25 anos)– Viúva de um juiz, casada com o cientista Simão Bacamarte por imposição da sociedade. Uma mulher “insossa”, sem atrativos físicos, mas que reunia as qualidades com as quais o marido sepreocupava: “reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes...”, o que não acontece: D. Evarista é estéril. Ela se sente eternamente culpada por isso, e acha que por esse motivo o marido a colocou em segundo plano, pois ele acaba semostrando indiferente em relação a ela, ao longo do casamento. Mas na verdade Simão sempre teve apenas uma única paixão na vida, que era a ciência. Evarista sempre sonhou em conhecer o Rio de Janeiro e é boa amiga da mulher de Crispim Soares, com quem realiza a viagem dos sonhos.

Crispim Soares (45 anos) – Boticário da cidade, casado e apaixonado pela sua mulher. Crispim é um homem que está semprede bem com todos na cidade. Admira o amigo e confidente Simão Bacamarte, e o bajula o tempo todo. Está sempre presente nas decisões do amigo


Padre Lopes (63 anos) – Padre, vigário do lugar, tem pouca influência na cidade. Vive na casa das senhoras para ter longas conversas sobre religião. Mas nem sempre suas atitudes são de acordo com o que prega na igreja aos domingos. É interesseiro e ficasempre do lado do poder constituinte.

Porfírio (42 anos) – Barbeiro arrogante e individualista, que sempre se interessou pelo poder. Vive seu cotidiano, mas sempre de olho na vizinhança.

Costa (33 anos) – É um dos cidadãos mais estimados de Itaguaí. Rico, acabou de herdar a herança do tio: Quatrocentos mil cruzados! Possui uma grande virtude, muitas vezes mal vista por alguns moradores dacidade: a generosidade. Por isso, ele vai gradativamente abrindo mão de sua fortuna para ajudar aos mais necessitados. Simão Bacamarte acaba diagnosticando isso como uma insanidade a ser estudada na Casa Verde e interna o benfeitor.

Mateus (27 anos) – Albadeiro (é uma profissão bastante humilde, tanto que a palavra albarda também significa “humilhação”). Há, portanto, uma carga negativaassociada a essa profissão. O homem se delicia em ficar horas admirando o luxo de sua enorme casa, ainda mais quando nota que está sendo observado. Até que Simão Bacamarte descobre sua mania e o interna na Casa de Orates.

Marília Soares (28 anos) – Mulher de Crispim Soares. Tem uma boa relação com o marido, que a estima muito. É amiga de Evarista, com quem viaja para o Rio de Janeiro a passeio....
tracking img