Metodologia de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRIANCA, A COTIDIANIDADE E AS AULAS DE ARTE

Desde bom cedo à criança percebe que os seres e as coisas com os quais convive se apresentam com semelhanças ou diferenças, com afetividade ounão, dando-lhe prazer ou desprazer. Com relação ao mundo sensível ela poderá distinguir, dentre outras, as nuances de cores, de materiais, de sons, de melodias, de gestos, de tempos e de espaços.A própria natureza lhe oferece uma infinidade de experiências visuais e sonoras, quantas vezes repetimos nossos gestos e olhares indicando a beleza de uma paisagem. Alem das visualidades e sonsnaturais existem outras experiências que também afetam as emoções e pensamentos infantis.
De modo similar, a criança vai convivendo com o mundo das maquinas, da industrialização, dastecnologias, do mundo eletrônico e das mídias que a aproximam de outras experiências. E tudo isso dentro de sua própria casa ou com a cultura local, onde toca o telefone, gira o botão do radio e surgem sons,aperta o botão da televisão e a tela se enche de imagens.
E na cotidianidade que os conceitos sociais e culturais são construídos pela criança, por exemplo, os de gostar e desgostar, de beleza efeiúra, etc.
O mundo das cores, dos sons, e do movimento marca sua presença junto às crianças. E no mundo artístico, um processo de comunicação cultural tem se encarregado de efetivar essadifusão de imagens e sons por vários meios: rádio, discos, cartazes, revistas, exposições, concertos, cinema, vídeos, televisão, etc.
É evidente que as crianças já vivenciam a arte produzidapelos adultos, presente em seu cotidiano, essa arte exerce vivas influencias estéticas e artísticas na criança. A presença marcante desses elementos culturais em suas conversas, brincadeiras, desenhos,musica, faz-de-conta, seus modos de vestir, de usar objetos, de falar, enfim, de se relacionar com as pessoas. Nos momentos de brincadeiras ou durante os recreios escolares as crianças revivem seus...