Frutos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY



DANIEL SALES DA SILVA PEREIRA

201























BIOLOGIA

















2012PSEUDOFRUTOS

Os pseudofrutos (falso fruto) são os frutos que não são considerados peloconceito botânico de fruto. É a parte comestível da planta que não é formado pelo ovário, mas sim pelo pedúnculo floral. São alimentos vegetais suculentos que chamamos de fruto, mas que na verdade não osão, biologicamente falando, já que não são oriundos do ovário. Eles são classificados na biologia como pseudofrutos. A parte comestível do caju, marmelo, maçã, pera, morango, framboesa, amora, abacaxi efigo também são alguns exemplos:

Existem três tipos de pseudofrutos:

Pseudofrutos simples – se origina do receptáculo de uma única flor, com apenas um carpelo. Que através de uma inchaçãoenvolve o todo o fruto ou parte dele. Alguns exemplos deste fruto é a maça e o caju.

Pseudofrutos múltiplos - se originam de vários carpelos de variadas flores. Formam-se a partir da inflorescência quedá origem a frutos variados. Desenvolvem-se agrupados por nascerem muito perto um do outro. Alguns exemplos deste fruto é o abacaxi e a amora e figo.

Pseudofruto composto – se origina de diversosovários de uma mesma flor, e desenvolvem diversos frutos. Quando é fecundado o receptáculo se dilata, passando ser polposo e carnudo. O morango é um exemplo deste fruto.



[pic]

PseudofrutoSimples

Existem, ainda, partes suculentas que se desenvolveram a partir de:

- Uma flor que possui mais de um ovário, sendo classificada como frutos agregados (ou pseudofrutos agregados). Omorango, desenvolvido a partir do receptáculo floral, é um pseudofruto desse tipo.

- Ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, sendo classificadas como frutos (ou pseudofrutos)...
tracking img