Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
“É incontestável a dependência cada vez maior da sociedade moderna em relação aos frutos da engenharia.” (BAZZO e PEREIRA, 2000, p.183). Sua fundamental importância durante toda a história da humanidade é bem evidente, já que sempre viabilizou a construção de uma sociedade mais dinâmica, comunicativa e organizada. Nesse sentido, a engenharia civil, considerada a especialidade maisantiga das engenharias, fornece tradicionalmente um curso de formação superior bastante fundamentado em técnicas e teorias, que preparam o graduando para atuar na análise, projeto, fiscalização e supervisão de trabalhos voltados para a área de construção civil. Entretanto, atualmente com essa nova aspiração de mudança dos processos de produção e constante transformação da sociedade, esta surgindoum novo perfil de profissional, o Engenheiro Civil Polivalente. Este novo tipo de engenheiro deve está engajado em um viés humanístico e preparado para a gestão de pessoas e obras. Um canteiro de obra com alto nível de industrialização (painéis pré-moldados, banheiros prontos etc.) e com um grande número de pessoal é um ótimo exemplo do cenário atual da construção civil que necessita desseprofissional versátil.
Em prol desse novo modelo de canteiro de obras, onde o engenheiro civil tem de agir muitas vezes como o engenheiro de produção, sendo responsável segundo BAZZO e PEREIRA (2000) “pelo planejamento, pela execução e pelo controle de produção, bem como pelo projeto do produto, pela fixação da escala de produção e pelo estabelecimento de programas de trabalhos e prazos”, é que foisintetizada e concretizada a criação do curso de Engenharia de Produção Civil.
O engenheiro de produção civil é um profissional que utiliza metodologias de planejamento e projeto para implementação de sistemas de produção, buscando através de uma adequada integração de pessoas, materiais e equipamentos, maximizar a eficácia dos resultados projetados. Essa nova combinação de cursos chamou a atençãodo mercado de trabalho, e fez agir e propor um anteprojeto com o seguinte tema: O engenheiro de produção civil e o mercado de trabalho brasileiro.
A primeira instituição de ensino superior a oferecer a formação em engenharia de produção civil foi a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Engajado nesse novo curso promissor que a UNEB – Universidade do Estado da Bahia, abriu o curso noCampus I – Salvador em 1998. Preocupados com a aceitação do mercado de trabalho e apoiado pelo professor Autímio Batista que leciona a disciplina Metodologia Científica e Tecnológica da Produção no curso de Engenharia de Produção Civil, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), surgiu o seguinte problema: Qual a expectativa que o mercado de trabalho brasileiro deposita em um recém-graduado deEngenharia de Produção Civil?
Como soluções provisórias acerca do problema proposto, podemos pontuar primeiramente: as primordiais qualidades profissionais de um engenheiro civil - liderança, boa comunicação, conhecimento de planejamento, controle de produção e gestão de custos, etc.- não diferem, quando comparadas de um engenheiro de produção civil.
Por seguinte, o engenheiro de produção civiltem que ter uma relação bilateral mais forte e abrangente com a empresa, onde a colaboração e o conhecimento de todas as etapas da obra são de fundamental importância para um gerenciamento eficaz. Além disso, o mercado exige um melhor conhecimento na parte humanística, o que faz com que a necessidade de obter conhecimento na parte fundamental do direito e da administração se torne bastanteimportante.
Visto isso, temos como objetivo mais amplo da pesquisa, conhecer o mercado de trabalho brasileiro na área da Engenharia de Produção Civil. Nesse sentido, desejamos de maneira mais específica, avaliar as impressões que as empresas do setor da construção civil no Brasil vislumbram nos profissionais recém-graduados em Engenharia de Produção Civil.
Como discentes do curso de Engenharia de...
tracking img