Metodo tagchi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida de Genichi Taguchi

Genichi Taguchi nasceu em 1 º de janeiro de 1924, em Tokamachi, Japão. É engenheiro e estatístico. Da década de 1950 em diante, desenvolveu uma metodologia que utilizava a aplicação de métodos estatísticos objetivando melhorar a qualidade dos produtos manufaturados. Esses métodos geraram controvérsias entre alguns estudiosos mais convencionais, porém a inovação deTaguchi trouxe conceitos e extensões que representam o escopo deste conhecimento.
Taguchi iniciou seus estudos – essencialmente em engenharia têxtil – na cidade de Tokamachi, no intuito de entrar para o ramo de criação e desenvolvimento de quimonos da família.

No entanto, com a eclosão da II Guerra Mundial, em 1942, ele foi convocado a participar no Departamento Astronômico do Instituto deNavegação da Marinha Imperial Japonesa. Após a guerra, em 1948, ele adentrou ao Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar, no qual atuou sob a influência do notável estatístico Matosaburo Masuyama que acendeu o interesse de Taguchi por sua área de atuação. Graças a isso, posteriormente ele trabalhou no Instituto de Matemática Estatística.

Em 1950, ele entrou na Electrical Communications Laboratory(ECL), da Nippon Telegraph and Telephone Corporation apenas no controle de qualidade estatística. Taguchi começava a tornar-se popular no Japão sob a influência de W. Edwards Deming e da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros.

Taguchi passou doze anos no desenvolvimento de métodos para o aumento na qualidade. Nesta altura, ele estava começando a dar consultoria a toda a indústria japonesa, sendoinclusive o sistema Toyota influenciado por suas idéias. Durante a década de 1950, ele colaborou amplamente para estudos da qualidade e, em 1954-1955 foi professor no Indian Statistical Institute, onde trabalhou com R. A. Fisher e Walter A. Shewhart.

Ao completar o seu doutorado na Universidade de Kyushu em 1962, ele deixou a ECL. Em 1964 ele se tornou professor de engenharia na UniversidadeAoyama Gakuin, em Tóquio. No ano de 1966 ele iniciou um trabalho com Yuin Wu, que mais tarde mudou-se para os Estados Unidos e em 1980 convidou Taguchi para palestrar. Durante sua visita lá, Taguchi financiou seu retorno a Bell Labs onde seu ensino inicial teve um pequeno e duradouro impacto. Nesta segunda visita começou uma colaboração com Madhav Phadke e um crescente entusiasmo com suametodologia na Bell Labs e em outros lugares, incluindo a Ford Motor Company.

De 1982 em diante, Genichi Taguchi, foi assessor da Japanese Standards Institute e diretor executivo do American Supplier Institute, uma organização internacional de consultoria. Seu filho, Shin Taguchi, é apontado como o seu sucessor na liderança do instituto.

Em 1990 recebeu do imperador japonês a Blue Ribbon Award pelasua contribuição para o desenvolvimento da indústria japonesa. Taguchi, que foi o criador do movimento Robust Design, e ganhou quatro vezes o Prêmio Deming do Japão. Ele recebeu o primeiro destes prêmios de excelência pela sua contribuição para o desenvolvimento da estatística aplicada à qualidade.

Filosofia taguchi

A filosofia de Taguchi é relativa a todo o ciclo de produçãodesde o design até à transformação em produto acabado. Ele define a qualidade em termos das perdas geradas por esse produto para a sociedade. Essas perdas podem ser estimadas em função do tempo que compreende a fase de expedição de um produto até ao final da sua vida útil. São medidas em dólares de forma a permitir que os engenheiros comuniquem com os não especialistas através de uma linguagem comum.Para Genichi Taguchi a chave para reduzir as perdas não está na conformidade com as especificações, mas na redução da variância estatística em relação aos objectivos fixados. A ITT considera ter poupado cerca de 60 milhões de dólares, em apenas 18 meses, com a metodologia de Taguchi. Na sua opinião, a qualidade e o custo de um produto são determinados em grande medida pelo seu...
tracking img