Competitividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo I

Evolução do conceito Gestão da Qualidade Total
Para melhor entendemos o conceito da Gestão de Qualidade Total, precisamos de vaguear um pouco no tempo, procurando interpretar esse conceito e a sua evolução face ao ambiente produtivo vigente na época. Se fizermos uma viagem no tempo e perguntamos a um alfaiate ou a uma modista o que significa qualidade, confrontando com o trabalhode várias épocas, teríamos respostas diferentes.
O Alfaiate/Modista era um especialista que tinha domínio completo de todo o ciclo de produção, desde a concepção do produto até o serviço pós-venda. Nesta época, o cliente estava próximo do Alfaiate/Modista, explicando a sua necessidades, as quais o alfaiate/modista procurava atender, sabia que a comercialização dos seus produtos dependia muito dasua reputação de qualidade, que no tempo era comunicada de boca em boca pelos clientes satisfeitos.
Por outro lado, o conceito importante para a área de qualidade moderna, como o de confiança, conformidade, tolerância e especialização, ainda eram embrionários. Além disso, o foco do controlo da qualidade era o produto, não o processo, feito via inspecção de todos os produtos alfaiate/modista.
Asoperações da “qualidade” não surgiram num dado momento da história, desenvolvendo-se mais ou menos consoante as circunstâncias e as necessidades.
Apesar de já na idade Média se verificar uma elevada preocupação em melhorar a qualidade dos produtos, é no século XX que as preocupações com a qualidade foram mais intensas.
A evolução da qualidade ao longo do Século XX foi um processo gradual, que nãoocorreu de forma simultânea em diferentes sectores de actividade em diferentes países. Contudo, podemos apontar quatro etapas da evolução da qualidade no Século XX.

1ª Etapa – Inspecção da Qualidade
A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores tiveram sempre o cuidado de inspeccionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca.
A etapa dainspecção da qualidade surgiu com a Revolução Industrial, com a passagem de uma economia predominantemente agrícola para uma economia industrial.
Esta preocupação caracterizou a chamada era da inspecção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontra produtos defeituosos, que por sua vez dá lugar a uma nova classe profissional, os inspectores da qualidade.
Osinspectores da qualidade deveriam inspeccionar todos os produtos em diversos pontos do processo produtivo e separar os produtos defeituosos (não conformes) dos produtos não defeituosos (conformes).
Nesta primeira era da evolução da qualidade no séc. XX não existe ainda qualquer preocupação com a análise das causas de defeitos e consequentemente correcção das mesmas.

2ª Etapa – Controlo dequalidade
Por volta da década 30, a inspecção da qualidade revela-se uma prática insuficiente e demasiada dispendiosa para limitar a entrega de produtos não conforme aos clientes.
Nesta fase, começa-se a aplicar algumas técnicas estatísticas em matemática relacionadas com a qualidade. A era do controlo estatístico traduz-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de baseestatística bem como, em termo da organização, no aparecimento do sector de controlo da qualidade. Sistemas da qualidade foram pensados, esquematizados, melhorados e implementado desde a década 30 nos Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 40) no Japão e em vários outros países do mundo.
Como se torna difícil inspeccionar todos os produtos procede-se a uma inspecção de apenas alguns dosprodutos com a aplicação de técnicas de controlo por amostragem. A aplicação das técnicas de controlo por amostragem o domínio da qualidade sofre um elevado impulso com a publicação dos trabalhos de Shewhart, um matemático, em 1931.
Nesta etapa verifica-se ainda uma primeira tentativa de actuar sobre a causa dos produtos defeituosos.
Segundo Deming (1993:44) (o controlo de...
tracking img