Metodo de custeio abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE
ANDRÉ CARLOS DAL RI
ANDRÉIA TENROLLER
IVANOR FONTANIVA
VANDAELIS DOS SANTOS









METODO DE CUSTEIO ABC















São Miguel do Oeste
2008
ANDRÉ CARLOS DAL RI
ANDRÉIA TENROLLER
IVANOR FONTANIVA
VANDAELIS DOS SANTOS












METODO DE CUSTEIO ABCTrabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Gerencial do curso de Ciências Contábeis como critério parcial de avaliação geral


Professor: SOTT





São Miguel do Oeste
2008
METODO DE CUSTEIO ABC
O sistema de Custeio Baseado em Atividades, ABC abreviatura do inglês Activity Based Costing, é a metodologia que procura reduzir sensivelmente as distorçõesprovocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.
O Método de custeio ABC, se diferencia dos demais por ter a característica de tratar cada atividade em separado, assim também denominada de “Contabilidade por Atividade”, este método proporciona melhor gerenciamento e controle dos custos, possibilitando a empresa, dessa forma, maior facilidade na redução dos mesmos.
O ABC podeser aplicado aos custos diretos, principalmente à mão-de-obra direta, sendo recomendável a sua aplicação, quando a mensuração deste por atividade não existir no sistema de custos. Quando se aplica o sistema ABC aos custos diretos não ocorre uma diferença muito significativa em relação aos sistemas tradicionais, a sua maior diferença será verificada no tratamento dos custos indiretos.
As empresas,nos dias de hoje, devido a diversos fatores de produção como, tecnologias, mercado, globalização, etc. diversificam sua linha de produção a qual resulta em vários produtos diferentes saindo da mesma linha produtiva. Desta forma os critérios de rateio dos custos indiretos, adotados no passado, podem ocasionar enormes distorções, sendo que, com a adoção do sistema ABC que procura aprimorar ocusteamento dos produtos através de mensurações corretas em cima das atividades geradoras desses custos, para acumulação diferenciada ao custo dos diversos produtos da empresa.
A utilização do ABC fornece subsídios para que se atenda às exigências legais, quanto a avaliação dos estoques e ao valor dos custos incorridos, minimizando a arbitrariedade no tratamento dos custos indiretos.
O ABCdetermina qual das atividades consome mais os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O ABC permiteainda que se tome, ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros.
Uma atividade é uma combinação de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros para se produzirem bens ou serviços. É composta por umconjunto de tarefas necessárias ao seu desempenho.
As atividades são necessárias para a concretização de um processo, que é uma cadeia de atividades correlatas, inter-relacionadas. Em um departamento são executadas atividades homogêneas. Assim, o primeiro passo, para o custeio ABC, é identificar as atividades relevantes dentro de cada departamento. Se a empresa já possuir uma estrutura contábilque faça a apropriação de custos por centro de custos, por centros de trabalhos, por centros de atividades, pode ocorrer que cada centro de custos desenvolva uma atividade específica, o que facilitará o trabalho.
No sistema de custeio ABC a atribuição dos custos indiretos são feitos em dois estágios. No primeiro estágio, chamado de custeio das atividades, os custos são dirigidos as...
tracking img