Metodo 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UEM – UNIDADE DE ENSINO MODERNO
NATÁLIA CRISTINA MARTINIANO

TRABALHO DE PREVENÇAO DE CONTROLE DE PERDAS

2º Período Técnico Segurança do Trabalho (PEP)
Professora: Dorinha

CONSELHEIRO LAFAIETE
DEZEMBRO DE 2010

UEM – UNIDADE DE ENSINO MODERNO

NATÁLIA CRISTINA MARTINIANO

O Método de 5s

CONSELHEIROLAFAIETE

DEZEMBRO DE 2010

Introdução

O Método "5S" foi base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso,
havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.
O país precisavareestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial. O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem à diferença no Sistema da Qualidade.
Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a idéiaé a mesma - sempre buscar o Sistema da Qualidade Total.
É possível eliminar o desperdício (tudo o que gera custo extra) em cinco fases, com base no método "5S". Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação da Qualidade Total naquele país.
Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni.

  Definindo os 5S

O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S. No entanto,alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:
·        para seiri foi escolhida a palavra Utilização (também foram sugeridas arrumação, seleção, lógica e prática);
·        para seiton, ordenação  (outras palavras votadas: sistematização, organização e classificação);
·        para seisou, Limpeza (foi cogitada a palavra zelo);
·        para seiketsu, Asseio(outras opções levantadas: higiene, saúde, pureza e integridade);
·        para shitsuke, Autodisciplina (foram votadas também: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).
Decidiu-se também pela colocação da expressão “Senso de” na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a intenção foi a de procurar manter a marca consagrada do nome do programa, ao optar-se por umaexpressão iniciada com S na tradução para o português. Mas, na verdade, Senso traduz com perfeição as idéias de atitude e de pré-disposição para gerar os comportamentos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina. 
Um aspecto muito importante, que deve ser referenciado, é o fato de que os 5S deveriam estar presentes na nossa vida cotidiana. Sendo aplicado não só no trabalho, mas tambémem casa, nos restaurantes, nos ambientes de lazer, nos banheiros tornando-se um hábito cotidiano de todos os cidadãos.  
Atualmente, no Japão, já existe um outro S, denominado de shittsokoku (persistência). E ainda, as empresas utilizam 7S e 9S. No entanto, neste estudo restringir-se-á aos 5S básicos. 

OBJETIVOS

- Redução de custos
- Prevenção de acidentes
- Satisfação do cliente
-Incentivo a criatividade
- Integração entre as pessoas
- Melhor qualidade de vida

Senso de Utilização - Seiri

                O sentido literal de seiri é “separar por grau, tipo ou tamanho”. Para os 5S significa: identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, isto é, manter no local de trabalho apenas o que o empregado realmente precisa e usa....
tracking img