Roldanas utilizados na engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

Atualmente, existem diversos sitemas de polias usados na Engenharia Civil para ajudar a elevar objetos pesados. Alguma vez você reparou como é a extremidade de umguindaste? Se não, iremos apresentar o que é uma polia ou roldana e como elas são utilizadas na Engenharia Civil, ou seja trata-se de um sistema de cordas e polias que trocam a força peladistância. Então iremos apresentar-lhe.

SISTEMAS DE POLIAS UTILIZADOS NA ENGENHARIA CIVIL

Para falarmos um pouco desses sistemas devemos primeiro definir o que é uma polia.
Poliaou Roldana: é um disco móvel que fica em torno de um eixo perpendicular ao seu plano, com um fenda chamada gola no seu contorno, e cujo o eixo se liga a uma peça chamada alça,destinando-se isolada a outras, a elevar objetos pesados.O sistema de roldanas pode obter quantas polias que desejar, pois com isso vai "diminuir" o peso dos objetos. As polias se dividem emdois tipos: polias móveis ou fixas. (FOTO 1)

POLIA FIXA: é utilizada apenas para mudar a direção e sentido da força, utilizada para suspender objetos.
(FOTO 2)

POLIA MÓVEL:facilita a realização de várias tarefas envolvendo peso. A cada polia móvel colocada em um sistema reduz o peso do objeto, mas há uma desvantagem, se formos aumentando o número de poliasmóveis vai demorar mais a erguer o objeto. São muito utilizadas em oficinas para erguer o motor dos carros.
(FOTO 3)

De acordo com a descoberta de polias ou roldanas, Arquimedes foi oprimeiro a descrever o princípio da multiplicação da força em máquinas simples ao utilizar da mesma para movimentar um navio pesado. Com as polias, podemos diminuir em nosso dia-a-diaprincipalmente na construção civil que depende muito de movimentações de cargas na vertical, pesadas exigindo grandes esforços para a suspensão, sejam eles manuais ou com equipamentos.
tracking img