Metep

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO






INTRODUÇÃO 2
DESENVOLVIMENTO 3
CONCLUSÃO 6
BIBLIOGRAFIA 7

INTRODUÇÃO


Segundo Dornier, Logística é:
A gestão de fluxos entre marketing e produção. A abordagem da estrutura organizacional orientada funcionalmente separa arbritariamente as atividades de uma empresa em um número limitado de divisões organizacionais. O processo logísticoatravessa todas as áreas funcionais, criando assim importantes interfaces. A gestão das atividades de uma única função pode produzir desempenho subótimo. Subordina os objetivos mais amplos da empresa a objetivos da função individual. Para gerenciar as atividades de interface efetivamente, devem ser estabelecidos alguns mecanismos para encorajar a cooperação entre as funções. (DORNIER, 2000, p.259).


A tecnologia permite que o processo logístico ocorra de modo eficiente; eficiência: atender o objetivo com o mínimo de ferramentas, cortando custos e com maior competitividade. O conceito de logística pode ser determinado como o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e a armazenagem de produtos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
Astrês etapas logísticas são: suprimento, apoio à manufatura e distribuição. Em cada operação há trabalhos envolvidos com estoque, armazenagem, transporte e manuseio. Porém é preciso o planejamento de logística para que uma empresa saiba como começar e progredir no mercado.






























DESENVOLVIMENTO


Segundo o autor:Dornier:
O processo de planejamento é dinâmico por natureza, pois permite que a empresa identifique estratégias para atingir os objetivos desejados. Os objetivos são normalmente formalizados por meio de previsões de orçamento e por investimento operacional e planos estratégicos. (DORNIER, 2000, p. 29)

Entende-se que o objetivo do planejamento logístico tem-se porobjetivo desenvolver estratégias que possam resolver problemas com o nível de serviços oferecidos aos clientes, localização das instalações de centros de distribuição, decisões de níveis de estoque e transportes que devem ser utilizados. Analisando pode-se verificar que a definição dos serviços a serem oferecidos aos clientes é o que afeta toda a viabilidade do negócio. Ele será o indicador peloqual o cliente decidirá se utilizará os serviços da empresa. Portanto através do planejamento logístico a empresa deverá estruturar toda sua maneira de trabalho definindo seus padrões de serviços da melhor forma para os seus clientes.


Segundo Bertaglia:
“O principal objetivo do planejamento é propiciar uma visão clara do processo” (Bertaglia, 2005, p. 148.)Entende-se que Qualidade, pontualidade e produtividade são fatores que ajudam no marketing e confiança dos clientes. Porém para uma boa estratégia é necessário também o conhecimento do mercado, as eficiências dos recursos internos e externos, e as atividades de vendas são fatores que determinam à elaboração dos planos.


Ainda segundo BertagliaA elaboração de um planejamento integrado da cadeia de abastecimento proporciona os benefícios como à redução de custos e dos estoques, aumento da lucratividade, melhor uso da capacidade produtiva e dos ativos. (Bertaglia,2005, p. 148)


Entende-se, portanto que o planejamento logístico deve ser realizado depois da elaboração dos fluxos de processos envolvidos na gestão da cadeiade abastecimento, desde o fornecedor de sua matéria-prima até a entrega do produto no seu cliente. Assim a empresa poderá focar os principais processos que necessitam de um melhor planejamento para obter melhores resultados.
Segundo o autor Ballou:
Fazer com que bens ou serviços corretos cheguem ao instante e lugar exatos e na condição desejada é o objetivo...
tracking img