Metalurgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONFORMAÇÃO MECÂNICA

DOBRAMENTO

Equipe:
Antonio Fernando Juvêncio Barroso
Pedro Felipe Gomes de Andrade
Antonio Carlos Ferreira de Paiva
Samuel Rocha de Queiro
Manoel Jéfter de Melo Jucá
Professor: Roberto
Turma Metalurgia Noite

Dobramento

A conformação mecânica e um processo de modificar-se uma chapa plana em qualquer produto com forma desejada sem que ocorra rachaduras oudiminuição exagerada da espessura do material utilizado na operação.
Dentro deste sentido, os procedimentos de conformação de chapas podem ser simples como o procedimento para dobramento. Por mais difícil que seja a desenho da peça em trabalho, sua conformação consiste de uma série de operações de dobramento, estiramento, estampagem profunda ou embutimento.
O dobramento pode acontecermanualmente ou por meio de máquina, quando o procedimento é feita manualmente, usam-se ferramentas e gabaritos, já na operação feita à máquina, usam-se as chamadas prensas dobradeiras. A escolha de uso de um ou outro tipo de operação depende das necessidades de produção do material desejado. A operação de dobramento é feita, na maior parte das vezes, a frio e pode ainda ser feita a quente, em casosespeciais.
De acordo com Hosford et al, todas as operações de conformação de chapa incorporam algum dobramento. Esta operação consiste em dobrar uma chapa em torno de uma ferramenta com um raio de dobra. Os esforços de dobramento aplicados irão provocar a flexão da peça, ou seja, serão aplicadas na superfície externa ao raio, tensões de tração e na superfície interna, tensões de compressão. Conforme afigura abaixo

FATORES QUE AFETAM O DOBRAMENTO
Os estampos de dobra, em geral, recebem peças semi processadas vindas de outros estampos de corte ou simplesmente recortadas por guilhotinas. Na operação de dobramento devem-se levar em conta quatro fatores importantes:
– A capacidade elástica do material;
– O raio interno mínimo da peça a ser dobrada;
– O comprimento desenvolvido da peça;– As forças que atuam na operação de dobramento.
Embora ainda que a operação de dobramento possa ser a mais genérica possível, podemos dividi-la em basicamente umas quatro operações, que consistir em:
* Dobramento de fundo;
* Dobramento em vazio;
* Dobramento com roletes;
* Dobramento a frio com roletes.

Dobramento de Fundo
O punção entra na abertura em formato de V damatriz até o ponto em que o material alcança seu fundo ai o ângulo adquirido no dobramento é igual ao ângulo da matriz descontado o retorno elástico do material. O raio da dobra está diretamente relacionado ao tamanho da abertura da matriz quanto maior a abertura, maior será o raio interno produzido.
Em outros casos pode-se usar alto nível de pressão na prensa viradeira, o que induz o material atomar uma forma do ângulo e do raio do ferramental que está sendo usado, o raio interno da dobra é produzido pelo raio da ponta do punção que penetra no material.

Dobramento em Vazio
O metal é dobrado em três pontos: o raio de punção e os dois cantos da abertura da matriz, ele nunca entra em contato com o fundo da matriz, o raio interno de uma dobra em vazio é função da abertura da matriz,quanto maior for abertura, maior será o raio interno obtido. O curso do punção determina o ângulo da dobra final, Neste tipo de dobramento, é possível produzir, com um único conjunto de ferramentas, potencialmente qualquer ângulo de dobra, de 180° até o ângulo da matriz.
Segundo o Alexandre Alvarenga Palmeira Para fazer o set-up da prensa viradeira, parte-se da espessura do material a serdobrado. Ela, a espessura, vai definir a abertura apropriada da matriz, em geral 8 vezes a espessura. Fixa-se a matriz na prensa, nivelando-se o centro do punção com o fundo da abertura da matriz. Calibra-se o curso do punção que vai definir o ângulo de dobra a ser obtida a partir de testes preliminares, levando-se em conta o retorno elástico do material.
A dobra é muito sensível à abertura em V da...
tracking img