Metal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
eleção de aços para cavidades/machos de moldes de injeção para termoplásticos

Por:Marinês Moratelli
Carlos Alberto Costa

No que diz respeito aos moldes de injeção, um dos principais fatores que influenciam na qualidade final tanto do produto plástico quanto da própria ferramenta, é a escolha do material adequado para as suas cavidades/machos. Neste trabalho, são descritas algumas daspropriedades mais relevantes para a escolha de aços para cavidades/machos, considerando fatores como o tipo de polímero, os esforços que o molde sofrerá durante a injeção e a produtividade desejada. Tais propriedades são também classificadas e discutidas sob os aspectos de quatro tipos de aços comercialmente vendidos. Além disso, um diagrama orientativo para a escolha é definido, com base nestesrequisitos.

Palavras chave: Moldagem por injeção, propriedades, elementos de liga, tratamento térmico, dureza.

Introdução
O molde para injeção de termoplásticos é caracterizado como uma composição, em que seus vários componentes, cada qual com sua função bem definida, conjuntamente formam uma ferramenta de alta complexidade. Esta complexidade é oriunda tanto do alto grau de interatividade comoutras áreas de conhecimento envolvidas, tais como transferência de calor, mecânica dos fluidos, desgaste, e outras; como pela sua complexidade geométrica do seu conjunto de peças. Os componentes que constituem o molde, para atenderem da melhor forma suas funções, dentro deste complexo conjunto, demandam propriedades específicas, exigindo, portanto uma apropriada seleção dos materiais a seremempregados. A figura 1 mostra a relação interativa existente entre o projeto do molde de injeção e todas as etapas do desenvolvimento de um novo produto. Esta relação inicia-se com o projeto do componente plástico, que também torna-se um requisito para o projeto do molde, passando pelo processo de injeção em si, e, finalmente, pela fabricação do molde de injeção.

Figura 1 – Interatividade entre oprojeto do molde de injeção e as etapas do desenvolvimento de um novo produto.

Apesar de todas as partes possuírem aspectos importantes para a boa funcionalidade e produtividade do molde, as regiões moldantes (cavidades e machos) são consideradas críticas uma vez que as mesmas interagem diretamente com o material polimérico e com o fluido utilizado na refrigeração do molde (Menges, 2000). Por estarazão estas partes demandam particular atenção na seleção do material a ser empregado.

A figura 2 mostra uma representação genérica e simplificada dos componentes que fazem parte de um molde de injeção, e subdivide o mesmo em seis partes, cujas diferentes funções serão explicitadas a seguir. Os componentes responsáveis pelo guiamento e alinhamento do molde são fundamentais para suaconcentricidade e conseqüente qualidade do produto final. A alimentação do molde, ou seja, canais de injeção principais e secundários, são os responsáveis pelo preenchimento de todas as cavidades, e, portanto, de grande influência no tempo total de ciclo de injeção. O sistema de ejeção responde pela perfeita extração do produto final, e, na maioria dos casos, deve garantir que o mesmo seja extraídomecanicamente de dentro do molde. O sistema de troca de calor, também conhecido como refrigeração do molde, deve manter estável a temperatura deste, e, além disso, ser eficiente o suficiente para que o produto esteja solidificado no momento da extração. É através das placas bases, superior e inferior, que o molde será preso na máquina injetora, e as forças de injeção e extração, transmitidas para ofuncionamento cíclico do processo.

Figura 2 – Representação genérica de um molde de injeção.

Muitos fatores determinam a seleção dos materiais para cavidade e macho. Tais fatores resultam de considerações econômicas, natureza e formato da peça a ser moldada e sua aplicação, e de algumas propriedades específicas, tais como, condutividade térmica, resistência mecânica, ductilidade, dureza e...
tracking img