Mestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





ISO 14000 E A ANÁLISE DO CICLO DA VIDA:
COLETA SELETIVA E REAPROVEITAMENTO







Juceliane Gonçalves Figueiredo 200917040220 S1 –Engenharia Ambiental






“Você pode não ser responsável por sua origem, mas certamente é responsável por seu futuro e de suas gerações.” (Autor desconhecido)






MARACANAÚ
2009
INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar a minimização dos resíduosatravés da coleta seletiva e o reaproveitamento dos mesmos através da reciclagem diminuindo assim os danos e impactos causados pelos mesmos à natureza fazendo este processo integrante do Sistema de Gestão Ambiental –SGA.


Serão apresentados conceitos e definições de lixo e resíduo com o objetivo de que se entendam os danos trazidos a natureza e o impacto na qualidade de vida das geraçõesvindouras devido ao longo período de decomposição dos mesmos causando entupimento de bueiros, poluições atmosféricas, de rios, mares e lagoas. Além de trazer como solução a coleta seletiva e a reciclagem a fim de minimizar estes impactos considerando que a sensibilização do homem para o aspecto ambiental é o princípio de uma qualidade de vida melhor em um futuro próximo.
1. COLETA SELETIVAChamamos de coleta seletiva a separação do lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades, como: condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.
Por definição, coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis deserem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente equalitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
Quando o lixo não é devidamente encaminhado, dele derivam alguns problemas, como é o caso da infiltração no solo e posterior contaminação das águas subterrâneas, do envio de poluentes para a atmosfera, do espaço que ocupa e do recurso constante dematérias-primas.
Contudo, a solução para estes problemas passa pela adoção da política dos 3 R’s e de boas práticas ambientais.
1º Reduzir o lixo – Produzir menores quantidades de lixo, seja através da diminuição do consumo, ou seja na economia de embalagens desnecessárias.
2º Reutilizar – A reutilização consiste em voltar a utilizar um dado material, mesmo que com outra finalidade.3º Reciclar – transformar o velho em novo. A reciclagem é uma forma de valorização de resíduos. A reciclagem de materiais, envolve algum tipo de transformação do material em instalações apropriadas.
Para podermos colocar em prática o princípio dos 3 R’s faz-se necessário a segregação dos resíduos a partir de uma convenção de cores internacionais de acordo com a Resolução Nº 275/01 –CONAMA, veja figura abaixo:
[pic]
[pic]
[pic]
Para estarmos sensíveis a coleta seletiva, não basta conhecermos seus princípios e as cores regulamentadas dos depósitos de segregação, é necessário ainda sabermos dos benefícios incontestáveis a natureza trazidos pela coleta, como:
ü Menor redução de florestas nativas;
ü Redução da extração dos recursos naturais;
ü Diminuição da...
tracking img