Mercenarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fungos Mitosporico
1) Alternaria sp
Mancha-de-alternária
A mancha-de-alternária em algodoeiro é causada por duas espécies pertencentes ao gênero Alternaria; a mais comum é causada porAlternaria macrospora, que afeta principalmente as folhas mais velhas, mas também pode incidir em folhas cotiledonares e maçãs; uma outra espécie do gênero, Alternaria alternata, também provoca lesões emfolhas de algodoeiro, entretanto, com pouca importância econômica.

Fig.(1) Folha de algodoeiro com lesões Fig.(2) img. Microscópica da Alternaria sp.
Alternaria macrospora.
2)Aspergillus spp.
Podridão do Aspergillus: - Amendoim (Arachis hypogaea L.). Esta doença foi relatara pela primeira vez em 1926 como podridão da coroa. A doença provavelmente está disseminada em todas asáreas de cultivo do amendoim. O agente causal é o Aspergillus niger, (M. Barreto et al, 2005)

Fig.(3) Imagem microscópica do Aspergillus sp.
3) Septoria sp.
Septoriose (Septoria lycopersici)Doença caracterizada pela presença de manchas pequenas, circulares, esbranquiçadas, com pontuações negras (picnídios) no centro da lesão nas folhas (Figura 4). O fungo infecta inicialmente as folhasmais velhas. Ataques severos causam também lesões nas hastes, pedúnculo e cálice; porém, os frutos permanecem sadios. O fungo sobrevive nos restos culturais do tomateiro e é transmitido por meio dassementes. Várias solanáceas são hospedeiras alternativas desse fungo, dentre elas a batata e a berinjela.
Fig.(4) - Folhas com manchas arredondadas,
com o centro mais claro.

Fig. (5) – Imagemmicroscópica da Septoria sp.

4) Penicillium sp.
Bolor azul e bolor verde
Ocorrem em frutos em fase final de maturação, sendo mais freqüentes após a colheita, durante as operações de processamento,armazenamento, transporte e comercialização. Causam podridões moles em frutos. O desenvolvimento da lesão de bolor verde é mais rápido que o de azul. Agente causal: Penicillium italicum (bolor...
tracking img