Mercantilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercantilismo

INTRODUÇÃO ORIGEM PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PENSADORES PENSAMENTOS CONSEQUÊNCIAS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se ao resumo de uma das Escolas Sociológicas, o Mercantilismo. A metodologia utilizada para o resumo foi indicar os principais pensadores, suas características, e mostrar suas obras e contribuições Sociológicas.

ORIGEMO mercantilismo surgiu na Europa atribuído a um conjunto de práticas econômicas desenvolvidas a partir do século XV, caracterizado por uma forte intervenção do Estado na economia. Onde o interesse do Estado era acumular riquezas e metais preciosos. O termo mercantilismo foi criado a partir da palavra latina mercari, que significa mercantil, no sentido de levar adiante um negócio, e que procede dapalavra merx, que significa mercadoria.

SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Metalismo:
Considerava-se que quanto maior a quantidade de metais preciosos, mais forte e poderoso seria o governo.

Balança comercial favorável:
Os metais preciosos eram o meio de pagamento utilizado na troca de mercadorias. Desse modo o governo considerava que o Estado deveria aumentar ao máximo a exportação ereduzir ao mínimo a importação de mercadorias para conseguir um saldo favorável em sua balança comercial.

Pacto colonial:
O Estado determinava que tudo o que era produzido nas colônias seria vendido somente para a metrópole, e tudo o que as colônias necessitavam, seria fornecido somente pela metrópole.

Protecionismo:
O Estado incentivava o comércio, indústria e a marinha mercante nacional, afim de se proteger da concorrência estrangeira, aumentando os impostos das mercadorias importadas e tornando-as mais caras, favorecendo ao mercado dos produtos nacionais, que por sua vez ficavam mais baratos.

PRINCIPAIS PENSADORES E RESPECTIVOS PENSAMENTOS:

Thomas Mun:
(Filho de um mercador britânico, alcançou fortuna no comércio italiano). Como um reino poderia ser enriquecido? Os meiosnormais de aumentar a nossa riqueza e tesouro é pelo comércio exterior, devemos sempre seguir essa regra e a cada ano vender mais aos estrangeiros do que consumi-los em valor. Mantendo essa regra em nosso comércio, nós podemos estar certos de que o reino será enriquecido.

Gerard Malynes:
(Belga, filho de ingleses, foi encarregado da Inglaterra nos negócios da Bélgica). Na época em que aaristocracia odiava os mercadores, ele defendeu com fervor seus interesses. Também defendeu a idéia de que a regulamentação dos bens pelo governo era necessário para promover o bem maior do sistema. Por fim, pregou a idéia de que mais dinheiro num país estimularia o comércio.

Charles Davenant:
(Filho de um poeta e dramaturgo William Davenant, foi membro do parlamento), Considerado um dospercussores do laissez-faire também é visto como um mercantilista ortodoxo. Ele argumentava que um país poderia maximizar suas exportações por utilizar somente seus bens domésticos. Ele foi esclarecido o suficiente para dizer que a riqueza de um país não era a quantidade de ouro e sim sua produção. Naquele tempo, analisando sua vizinha Espanha, concluiu que muito ouro pode ser prejudicial, pois deixa anação relapsa quanto as artes e as fábricas.

Jean Baptiste Colbert:
(Primeiro ministro da França no reinado de Luis XIV). Coração do mercantilismo, era um bulionista que acreditava que a força de um Estado vinha de suas finanças, e essas, por sua vez eram adquiridas através de impostos e receitas de impostos. Ou seja, quanto mais dinheiro em circulação, mais dinheiro para arrecadar. Acreditava quequatro profissões eram úteis para grandes coisas: agricultura, comércio, guerra por terra e por mar. Não gostava dos comerciantes e criou leis para introduzir os aristocratas na atividade. Era a favor de muito trabalho mal pago. A nação acima de tudo.

William Petty:
(Dotado de grande capacidade intelectual, dominava várias línguas e era um mercador). Apresentou várias idéias para os...
tracking img