Mercantilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTIGUIDADE
O comércio internacional pouco existia, uma das civilizações mais antigas que se conhece a egipicia.No Egito,o comercio exterior era inespressivo e as importaçoes e exportaçoes selimitavam apenas em artigos de luxo.
Em epocas posteriores surgio civilizaçao mesopotamica, foi constatado que o comercio da mesopotamia era mas intenso do que no Egito onde chegarama estabelecer postoscomerciais fora do pais.Já os finicios foram grandes navegadores o que lhes permitaram que virassem qrandes comerciantes.A Grécia antiga nao tinha produçao suficiente de alimentos isso fez com que elacomprasse produtos do exterior e pagasse com azeite e vinho.O imperio romano desenvolveu bastante o comercio exterior, mesmo porque Roma dominava na epoca o mundo onde faziam negociaçoes com ate achina.

MERCANTILISMO
O periodo mercantilista vai de 1500 á 1750.Á europa ja vivia o fim do feudalismo e da idade média, o regime corporativista perdia a força e o comerciante individual estava emascensao, cerca de 80% a 90% da populaçao europeia trabalhavam na agricultura.Os artesoes eram os industriais da epoca, portanto, uma produçao de natureza domestica.
Os mercantilistas achavam que ariqueza das naçoes consistia no estoque de metais preciosos em poder do governo em vez de o povo ter abundancia de bens para o consumo identificavam a moeda com riqueza. Para Adam Smith,o mercantilismopriorizava o poder e o enrriquecimento do estado sobre o bem estar do individuo.
A exportaçao precisava ser maior que a importaçao para a naçao ter beneficios com o comercio exterior.Assim, estimulavamas exportaçoes e desestimulavam as importaçoes, ate mesmo quando propocionavam prejuizos para o povo.O estado precisava ser forte com controle politico e economico.
Os paises europeus precisavam tercolonias, [porque esta sustentavam as metropoles, por isso, o Brasil foi vitima das invasoes holandeses, francesas e inglesas.Precisavam do exercito e marinha poderosos para garantia do comercio e...
tracking img