Mercador de veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A moral tem um campo de ação mt + amplo q o direito, é uma preocupação expressiva cm o fórum intimo e o direito cm a ação exterior do homem, cabe ao direito oestabelecimento de sanções diretas .

Legalidade ñ é sinônimo de moralidade, tanto q a coercitividade se limita ao direito, jamais a moral

Fontes do dir. :diretas(prim. Ou imed.)a lei qe é a fonte prim. E o costume.indiretas(sec ou med.)analogia, princípios gerais do dir., a jurisp., a doutrina e a equidadeLei é o cj de normas contida nos Códigos cm força coativa e provida de sanção, emanda pelo poder competente. Caract. Daslei: a generalidade( deve ser dirigida aum numero indeterm. De pessoas) abstrata, permanente(os efeitos de sua apli. São permanentes p as situações ocorridas em sua vigecia), sanção, autoridadecompetente, obrigat. E registro escrito da lei.

Imperatividade das leis: impositivas(cogentes) são obrigatórias, dispositivas(relativas) aplicáveis na ausência demanifestação contrária.

Quanto a sanção: perfeita: regras cuja sua violação autoriza a nulidade, mais q perfeita:

regras cuja sua violação autoriza anulidade ou o status de quo ante, menos q perfeita: autoriza a aplic. De uma sanção, mas ñ nulidade e imperfeitas: ñ é considerada norma jurídica, ñ prescrevemnulidade pra o seu descumprimento nem sansão direta.

Quanto ao alcance:gerais, (disciplinam uma quant. Ilim. De situações jurídicas genericas), especiais( mat. Cmcritérios part.), excepcionais (fatos e relações jurídicas genéricas, de modo diverso do regulado pela lei geral) e singulares(para um único caso concreto
tracking img