Mercadologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. AS 4 DIMENSÕES DA LINHA DE PRODUTOS

A expressão mix de produto se refere ao conjunto de todos os itens e linhas de produtos de uma empresa. O mix pode ser descrito como tendo certa amplitude, extensão, profundidade e consistência.

1.1 A amplitude do mix diz respeito ao número de diferentes linhas de produtos que a empresa possui. É desejável que com o crescimento da empresa, surjamnovas linhas de produto, ligadas às atuais. Com isso, diminui a dependência da empresa em relação a uma única linha.

1.2 A extensão do mix refere-se ao número total de ítens produzidos, dentro de cada linha de produtos. No caso acima, a linha da Boeing para aviação civil é bastante extensa, indo de aviões com pouco mais de 100 passageiros, até aqueles com capacidade de levar 500 pessoas.1.3 A profundidade do mix de produto significa o número de versões diferentes de cada produto na linha. Um mesmo produto pode ter várias apresentações em termos de tamanho, e pequenas variações na fórmula. Maionese Hellmann's passou a oferecer uma opção “com mais limão”, mantendo a versão tradicional. Coca-Cola oferece grande variedade de embalagens diferentes para o mesmo produto.


1.4A consistência do mix de produto se refere ao grau de relacionamento que apresentam as diversas linhas de produto. Isso é em termos de: canais de distribuição, público-alvo, faixa de preços praticados. Assim, empresas de bens de consumo como Unilever e Procter & Gamble possuem consistência ao visar o mesmo consumidor e os mesmos canais de distribuição. Já 3M e GE são diversificadas,possuindo produtos variados voltados à área industrial, ao lado de outros voltados ao consumidor final.

2. PESQUISA DE MARKETING
A pesquisa de marketing tem por objetivo a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, que de certa forma auxiliem nas tomadas de decisão, e no exercício de um papel proativo na administração. O plano de marketing é desenvolvido de acordo com informaçõesque geralmente têm sua origem nos resultados obtidos por meio desta pesquisa.
De acordo com a American Marketing Association apud McDaniel e Gates (2006, p.8), “A pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao “marqueteiro” por meio de informações – informações estas utilizadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar,aperfeiçoar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing, e melhorar a compreensão do marketing como um processo. A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para abordar essas questões; formula o método para a coleta de informações; administra e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados, e comunica as descobertas e suas implicações.”
Aindaconforme McDaniel e Gates (2006, p.12), “A administração proativa altera o mix de marketing para se encaixar aos novos padrões emergentes nos ambientes econômicos, sociais e competitivos, ao passo que a administração reativa espera a mudança causar um grande impacto na empresa para só depois agir”.
Ou seja, no caso de uma pequena empresa, esse grande impacto pode ser fatal para o negócio, levando afalência. Daí a importância da pesquisa de marketing, e o constante planejamento.
Etapas da Pesquisa de Marketing
Segundo Kotler (2006, p.100) o processo de pesquisa de marketing é constituído por 6 etapas, sendo elas:
• Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa: que consiste no levantamento de um possível problema/oportunidade, buscando alternativas, e porfim, definir o objetivo da pesquisa com base nas questões anteriores. O levantamento do problema/oportunidade é de extrema importância para que o pesquisador compreenda as reais necessidades que devem ser examinadas.
• Desenvolvimento do plano de pesquisa: diz respeito ao desenvolvimento de um plano que seja eficiente na coleta dos dados necessários que possam atender ao problema/oportunidade...
tracking img