Mercadologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 123 (30716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA MESTRADO EM PSICOLOGIA

As Representações Sociais do uso de drogas entre familiares de usuários em tratamento
Priscila de Lima Silva

Orientação: Prof. Dr. Antônio Marcos Chaves

Salvador 2007

PRISCILA DE LIMA

As Representações Sociais do uso de drogas entre familiares de usuários emtratamento

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Psicologia. Área de Concentração: Cognição e Representações Sociais Orientador: Prof. Dr. Antonio Marcos Chaves

Salvador 2007

TERMO DE APROVAÇÃO

AsRepresentações Sociais do uso de drogas entre familiares de usuários em tratamento
Priscila de Lima Silva

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________ Profa. Dra. Mirian Santos Paiva

_____________________________________ Profa Dra Marilena Ristum

_____________________________________ Prof. Dr. Antonio Marcos Chaves (orientador)

Dissertação defendida e aprovada:___/___/____

Às famílias que convivem com o uso de drogas.

AGRADECIMENTOS

À Universidade Federal da Bahia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia por proporcionarem a oportunidade de ampliar os meus conhecimentos e aprimorar a minha experiência em pesquisa.

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia pela concessão da bolsa de mestrado e pelo apoio financeiro para a realizaçãodeste estudo.

Ao Centro de Estudos e Terapias do Abuso de Drogas (CETAD) e ao Centro de Assistência Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps AD) pela disponibilidade para auxiliar na construção do conhecimento científico, abrindo suas portas e tornando possível a realização desta pesquisa.

A todos os profissionais de ambas as instituições. Em especial, a Gisele, Georgina e Amanda do Caps AD; a Isae Tereza do CETAD que me deram suporte e facilitaram o desenvolvimento do meu o trabalho.

A Marlize Rêgo por me permitir uma experiência ímpar ao assistir sua desenvoltura e sabedoria no exercício do seu trabalho; por sua sensibilidade, por seu jeito peculiar e por suas preciosas contribuições que foram fundamentais para a concretização deste trabalho; por ter se tornado, além de tudo, umaamiga.

A todos os professores do Mestrado que com características singulares contribuíram de formas diversas, permitindo um diálogo entre os diferentes saberes.

À Prof. Dra. Marilena Ristum pelas cuidadosas e relevantes pontuações durante o processo de troca nos Seminários de Qualificação, compartilhadas e expostas com gentileza.

Ao Prof. Dr. Antônio Marcos Chaves por me iniciar no grandedesafio em que consiste a pesquisa científica; pela paciência e serenidade em acompanhar a minha forma

peculiar de produzir e escrever; pela disponibilidade em acolher as minhas dúvidas, incertezas e dificuldades ao longo do processo; por sua imensa flexibilidade que permite integrar as grandes contradições na produção do conhecimento em Ciências Humanas, sem perder o rigor exigido na Academia;por sua sensibilidade que permite desenvolver a autonomia e reflexão crítica em uma atmosfera de afeto e cuidado.

Aos meus colegas do mestrado pela convivência acolhedora e solidária.

A Delma pela assessoria diante dos recursos tecnológicos.

A Lia pela imensa generosidade em compartilhar seu potencial e suas habilidades com doçura e senso de humor.

A todas as minhas amigas em especialJuli, Claudão, Mari, Xinho, Dani e Samai que estiveram ao meu lado, me apoiando nos momentos difíceis que se misturaram com a trajetória do mestrado; por conseguirem respeitar o afastamento necessário e se fazerem presentes mesmo quando ausentes.

Aos meus pais e meu irmão pelo apoio, pela cumplicidade e por acreditarem no meu potencial e realização.

A Deus, grande sabedoria e força, que me...
tracking img