Surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"A sociologia não esta interessada em um universo ‘pré-datado’ de objetos, e sim em um universo que é constituído e produzido pelas ações ativas dos sujeitos.”




Anthony Guiddens






TEMA



Sociologia





DELIMITAÇÃO DO TEMA



O surgimento da sociologia.





DESENVOLVIMENTO



“Podemos entender a sociologia comouma das manifestações do pensamento moderno. (...) O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização brasileira.
“O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. (...) A dupla revolução que este séculotestemunha – a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.
“A revolução industrial (...) representou o triunfo da indústria capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos.“Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista. Os efeitos catastróficos que esta revolução acarretava para a classe trabalhadora levaram-na a negar suas condições de vida.
“(...) O que merece ser salientado é que a profundidade dastransformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado. Os pensadores ingleses que testemunhavam estas transformações e com elas se preocupam não eram, no entanto, homens de ciência ou sociólogos que viviam desta profissão. Eram homens voltados para a ação, que desejavam introduzir determinadas modificaçõesna sociedade.
“(...) podiam discordar entre si ao julgarem as condições de vida provocadas pela revolução industrial e as modificações que deveriam ser realizadas na nascente sociedade industrial, mas todos concordavam que ela produzira fenômenos inteiramente novos que mereciam ser analisados. O que eles refletiram e escreveram foi de fundamental importância para a formação e constituição deum saber sobre a sociedade.
“O surgimento da sociologia prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas. Mas uma outra circunstância concorreria também para a sua formação. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento.
“Se no século XVIII os dados estatísticos voavam, indicando umaprodutividade antes desconhecida, o pensamento social deste período também realizava seus vôos ruma a novas descobertas.
“Data também dessa época a disposição de tratar a sociedade a partir do estudo de seus grupos e não dos indivíduos isolados.
“(...) é entre os pensadores franceses do século XVIII que encontramos um grupo de filósofos que procurava transformar não apenas as velhasformas de conhecimento, baseadas na tradição e na autoridade, mas a própria sociedade: os iluministas. (...)
“Combinando o uso da razão e da observação, os iluministas analisaram quase todos os aspectos da sociedade. (...) Seu objetivo, ao estudar as instituições de sua época, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas, que atentavam contra a natureza dos indivíduos e, nesse sentido,impediam a liberdade do homem. Concebiam o indivíduo como dotado de razão, possuindo uma perfeição inata e destindo à liberdade e à igualdade social.
“A filosofia (...) não constituía um mero conjunto de noções abstratas distante e à margem da realidade, mas, ao contrário, um valioso instrumento prático que criticava a sociedade presente, vislumbrando outras possibilidades de existência...
tracking img