Mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAS DE PETROLINA - FACAPE


















MERCADO












ALIANY BARBOSA VIEIRA
CLEIDE MÁRCIA BONFIM RODRIGUES
ALESSANDRO GUIMARÃES
GERALDO DA SILVA NASCIMENTO
LINDINEIDE FERREIRA
GIRLANIA MARIA GOMES
MARIA SILVANA DAMASCENA






PETROLINA - PE
2006
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - AEVSFFACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAS DE PETROLINA - FACAPE
CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO


















MERCADO


Trabalho apresentado para conhecimento do Estudo do Mercado, sua constituição, aprender conceitos importantes, utilizar a estatística como ferramenta, com o objetivo de confeccionar um Projeto de Implantação ouContinuidade de um Empreendimento, na disciplina de Projetos I, do Curso de Administração de Empresas, da FACAPE, ministrada pelo Prof. Mário Silvio.



ALIANY BARBOSA VIEIRA
CLEIDE MÁRCIA BONFIM RODRIGUES
ALESSANDRO GUIMARÃES
GERALDO DA SILVA NASCIMENTO
LINDINEIDE FERREIRA
GIRLANIA MARIA GOMES
MARIA SILVANA DAMASCENA






PETROLINA - PE
2006




SUMÁRIORESUMO 4


INTRODUÇÃO 5


1 – MERCADO 5


2 – ELASTICIDADE DO PRODUTO 6


3 – CICLO DE VIDA DO PRODUTO 8


4 – TIPO DE COMPETIÇÕES DE UM MERCADO 10


5 – ETAPAS DO ESTUDO DE MERCADO 11


6 – CLASSIFICAÇÃO DAS PROJEÇÕES 13


7 – RELAÇÃO DOS BENS COM A DEMANDA E SUA PROJEÇÃO 14


8 – COMO COLETAR DADOS 15


9 – ESTUDO DA EVOLUÇÃO POPULACIONAL 17


CONCLUSÃO 19BIBLIOGRAFIA 20


ANEXOS 21













RESUMO



Este trabalho é de grande importância para os alunos do Curso de Graduação em Administração, pois os mesmos poderão conhecer como fazer um estudo de mercado, analisar e auxiliar na determinação dos mercados. O administrador que pretende fazer um projeto para criação ou continuidade na empresa deverá conhecer bem e saberverificar a viabilidade de um projeto, para tanto deverá se aprofundar nos itens que diz respeito a confecção de um projeto. Todo este conhecimento é necessário que o administrador tenha em mente, assim será mais fácil fazer o planejamento de como aplicar os dados adquiridos no projeto e, como melhor viabilizar os negócios na empresa. A intenção desta pesquisa não é de abranger detalhadamentetodos os passos de confecção de um projeto, mas apenas citar conceitos e técnicas que ajudarão a facilitar o entendimento de como fazer, bem como analisar também, pois os administradores fazem parte do processo de decisão. Qualquer aprofundamento deverá ser buscado nas referências bibliográficas sugeridas no final deste trabalho.INTRODUÇÃO




1 – MERCADO


O estudo de mercado constitui o ponto de partida para a elaboração de projetos. O dimensionamento do mercado representa uma aproximação, para que se estabeleçam os limites adequados ou as condições ótimas do programa.
Com o estudo de mercado, delimitamos primeiramente o programa de produção, seguido dos aspectos deengenharia, investimento, financiamento, custos e etc. Constitui tarefa complexa e difícil, a elaboração de um roteiro teórico para a orientação do estudo de mercado.
Faz-se necessário fazer a distinção de mercado global do produto e mercado do projeto, este último visa suprir a necessidade de uma parcela do mercado global e tentamos aferir qual a magnitude da procura total.
Aoferta adicional resultante do projeto representa apenas uma pequena parcela da oferta global, em função de ser mais importante conhecer a posição em que a empresa, perante os competidores enfrentará.
Os estudos de mercado para projetos de implantação de industrias novas, torna-se mais complexo, em comparação a um estudo de ampliação, pois neste último, já possuímos dados para justificar...
tracking img