Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O planejamento participativo quer contribuir para a transformação da sociedade na linha da justiça social, no sentido de que todos participem das decisões, mas, sobretudo, dos bens materiais e nãomateriais encontrados na natureza ou produzidos pelas pessoas humanas. No planejamento participativo, planejar é desenvolver um processo técnico para contribuir num projeto político tem como conceitosdistintivos o de marco referencial e o de necessidade.

O planejamento participativo chama o primeiro momento de marco referencial, dando-lhe uma importância extraordinária porque nele inclui umadimensão política, ideológica, de opção coletiva, e divido em três partes, para:
-compreender a realidade global na qual se insere a instituição planejada (marco situacional); propor um projetopolítico social de ser humano e de sociedade (marco doutrinal); firmar um processo técnico ideal para contribuir com a construção deste ser humano desta sociedade (marco operativo).


Para o planejamentoparticipativo, o diagnóstico (segundo momento) é a intermediação entre a proposta ideal, do sonho, e a proposta prática. No sentido, o diagnóstico é um juízo continuado sobre a prática, pra verificara distância em que ela está do ideal estabelecido em seu referencial. No planejamento participativo, o plano não começa com um diagnóstico, mas com um referencial.



A proposta de nova prática,aquilo que quase todos os teóricos chamam de programação, tem, para o planejamento participativo, uma dupla dimensão: propõem se mudanças no fazer e mudanças no ser. Em verdade é fazendo novas coisase sendo diferente que se transforma a realidade existente; esta maneira de organizar a programação derivando desta premissa as quatro categorias propostas ( ações, rotinas, atitudes e regras) fezaumentar a clareza, a precisão, permitindo mais força na intervenção sobre a realidade.

Revisão geral: A construção coletiva necessita de processos rigorosos que incluem trabalho individual,...
tracking img