Mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado de Monopólio
O que é Monopólio:

[pic][pic]Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondopreços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.

Monopólios surgem devido a características particulares de um determinado mercado, ou devido aregulamentação governamental. O monopólio coercivo, significa que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.Monopólio é quando há somente um vendedor no mercado para um bem precioso, para isso não ocorrer tanto, existem barreiras na entrada de empresas que mencionem vender o mesmo bem ou um bemsubstituto, protegendo o monopolista da concorrência.

Na concorrência perfeita ,os exemplos de monopólio na sua forma pura são raros, ter o poder de monopólio significa simplesmente que o vendedor teralgum controle sobre o preço do produto, sem uma curva de oferta.

Definição
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligosignifica poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Oligopólio e consumidoresPara os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficaraltos.
Combate à prática
Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios naeconomia.


Monopólio
Quando apenas uma empresa tem exclusividade de exploração ou domina a produção de um determinado produto, dá-se o nome de...
tracking img