Modelagem de processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


Suely Farias

Modelagem de Processos:
Técnicas de Mapeamento e Documentação

JABOATÃO DOS GUARARAPES/2011
Suely Farias

Modelagem de Processos:
Técnicas de Mapeamento e Documentação

Trabalho relacionado à disciplina de Processos Organizacionais, para obtenção de nota parcial, desta Unidade.
Orientador: Luciana

JABOATÃO DOS GUARARAPES/2011SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 O que é Modelagem do Processo e por quê usar? 5
2.2 Como modelo um Processo de Negócio? 5
2.2.1 Elementos a serem representados 6
2.2.2 Benefícios 6
2.3 Princípios de Modelagem de Processo 6
3 CONCLUSÃO 7
4 BIBLIOGRAFIA8

1 INTRODUÇÃO
Para permitir a integração de empresas, é preciso que todos os elementos que a compõem, sejam capazes de trocar informações entre si, além da simples troca física de dados. Essa imagem única, ampla e integrada deve se desenvolvida pelas pessoas que fazem parte da organização, com o auxilio dos modelos de empresas.
Tais modelos servem como referência comum para todosos seus membros, sejam eles pessoas, sistemas ou de recursos. A partir de então, qualquer pessoa pode adquirir uma visão geral sobre as operações, possibilitando análises, previsão de impacto das atividades, identificação de melhorias, entre outros.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O que é Modelagem do Processo e por quê usar?
Modelagem de Processo significa desenvolver diagramas que mostramas atividades da empresa, ou de uma área de negócios, e a seqüência na qual são executadas. Muitos negócios são relativamente complexos, assim um modelo poderá consistir em diversos diagramas.
Modelar Processos ajuda a entender como funciona uma organização, o que pode ser bastante difícil na prática. Requer um trabalho em conjunto, de diversas áreas funcionais, no qual os participantesapresentam um aumento do entendimento do negócio, proporcionando mudanças, melhoramento no empresa.
Um modelo eficaz, pode se antecipar complexidades, redundâncias e problemas. Se é algo novo que uma empresa planeja executar, pode-se assegurar sua eficiência. A comunicação do processo, de forma eficiente, para outras pessoas é fundamental. Por melhor que seja um processo, se a comunicação para outro fordeficiente, o esforço envolvido pela equipe terá sido em vão. Bons modelos de processos, são a chave da comunicação.

2.2 Como modelo um Processo de Negócio?
Uma modelagem de processos pode ser feita através de três tipos de diagramas:
DIAGRAMA DE HIERÁRQUIA DOS PROCESSOS – consiste na apresentação dos processos identificados por uma estrutura semelhante a um organograma.
DIAGRAMA DECONTEXTO – É uma forma de representar o objeto de estudo, com relação ao ambiente em que se insere. Mostras as entradas e saídas externas de uma organização/ área funcional e os relacionamentos internos. Permite identificar os limites dos processos, as áreas envolvidas e os relacionamentos com outros processos e elementos externos à empresa, como cliente, fornecedores.
DIAGRAMA DE PROCESSOS – É umaforma de representar o processo de estudo em detalhes, como um fluxograma interfuncional que apresenta as atividades, para converter entradas e saídas. Durante o desenho do mesmo, são registradas as descrições dos processos problemas enfrentados e outras informações necessárias.

2.2.1 Elementos a serem representados:
* A funcionalidade e comportamento da empresa;
* Fluxo e ponto dedecisões a serem tomadas;
* Os produtos, sua logística e ciclo de vida;
* Componentes físicos e recursos: máquinas, ferramentas e etc;
* As aplicações, softwares, em termos de suas capacidades funcionais;
* Informações, documentos, arquivos, dados complexos e discretos;
* Políticas de gerenciamento interno, regulamentação;
* Indivíduos e suas qualificações, habilidades,...
tracking img