mercado e economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão1
Com o surgimento do sistema capitalista de produção e consequente utilização do trabalho assalariado em larga escala, emerge o mercado de trabalho como uma instituição fundamental ao funcionamento da economia. De uma forma bastante ampla, ele pode ser entendido como a compra e venda de serviços de mão de obra, representando o locus onde trabalhadores e empresários confrontam-se e,dentro de um processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveis de salário, o nível de emprego, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho. Em relação a questão do emprego, é falso afirmar que:
D
A crise econômica provocada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em1929, não exerceu influência no paradigma da relação empregador e empregado.

Questão2
O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária. De acordo com essa premissa, analise as afirmações abaixo e verifique qual alternativa corresponde à atribuição do Copom:
A
Ele define e analisa o relatório deinflação.

Questão 3
É a disputa entre trabalhadores e empresários por uma participação maior na renda. Os trabalhadores lutam por aumentos de salários e quando os obtêm, os empresários os repassam para os preços de seus bens e serviços. Como resultado, a inflação não diminui, mesmo se eliminadas suas causas primárias.
A
conflito distributivo

Questão 4
A expansão do produto real da economiadurante certo tempo, sem implicar mudanças estruturais e distribuição de renda. Esta afirmação é a definição de:
D
crescimento econômico





Questão 5
Avalie as afirmações abaixo e escolha a alternativa falsa:

I. A inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, assim, todos os bens produzidos na economia terão seus preços elevados durante um período de tempo.
II.Por definição, a inflação é um fenômeno monetário e, à medida que o nível geral de preços se eleva, há uma depreciação no valor real da moeda.
III. A taxa de inflação mede o percentual de aumento no nível médio de preços da economia.
IV A inflação representa uma média ponderada da elevação dos preços.
V. A inflação representa o aumento de um produto específico, indicando o aumento de preços emapenas um segmento de mercado.
E
V

Questão 6
No século XX, com o término da Segunda Guerra Mundial tivemos o predomínio alicerçado nas ideias da Teoria geral do emprego, da moeda e dos juros, publicada em 1936, que procura justificar a necessidade de maior participação do governo na economia, quando o mundo enfrentava aquela que, até hoje, é considerada a maior recessão econômica, surgida apartir do final dos anos 1920. Esse consenso foi propugnado por:
B
John Maynard Keynes



Questão7
É verdadeiro afirmar que:

I. Keynes defende que o desemprego é involuntário e não voluntário.
II. Uma das formas de motivar o “pleno emprego” abrange o seguro desemprego.
III. Desemprego oculto por trabalho precário não inclui a questão do trabalho escravo.
IV. A taxa de desemprego é arelação entre o nº de desempregados e a população.
V. O desemprego aberto acontece pela inexistência de proteção social.
B
II

Questão 8
É falso afirmar que:
D
O livre-cambismo pressupõe a liberdade parcial no comércio internacional com o objetivo de fornecer o acesso à população de bens.

Questão 9
"Trata-se da forma como a renda de um país, num período de tempo, é distribuída entre osfatores de produção, trabalho e capital.” Esta afirmação é verdadeira em relação:
E
À distribuição funcional da renda.

Questão 10
Consiste na liberação de recursos pelo Banco Central aos bancos comerciais, por empréstimos ou redesconto de títulos. Este conceito refere-se a:
C
Política de redesconto.







Questão 11
O conjunto de contradições se manifestou na queda do ritmo do...