Mercado municipal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Através do presente artigo procuramos apontar as pesquisas realizadas pelo grupo apresentando o subtema escolhido: Mercado Municipal de São Paulo, validado pelas professoras orientadoras do projeto: Marcia Mello e Engracia Maria L. da Costa.
A partir do subtema e da pesquisa de campo realizada pudemos relacionar e definirmos nosso objeto de estudo: a marca Osklen, que nos remeteao Mercado Municipal em seu estilo casual com valorização da natureza, do natural do orgânico e conforto.
Em seguida foi realizado levantamento de referencias bibliográficas e iconográficas sobre a marca, contendo: apresentação física da loja, público alvo, a história e os valores da empresa, para que então pudéssemos desenvolver uma proposta de coleção priorizando o que a marca acredita.
Depoisde debatermos e criarmos a proposta, definimos todo o processo para composição das peças, todo o material que será utilizado na coleção, a cartela de cores, texturas e materiais, que será apresentada em um caderno de referências criativas focado apenas no setor feminino adulto.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1Moda e Cultura Urbana
Segundo Patrícia Sant’Anna::
“O vestuário pode comunicar a respeitode diferentes assuntos culturais, desde a religiosidade até padrões de beleza, passando por preceitos morais, tradições, distinções de gênero, o que possibilita uma gama infinita de leituras.”
De acordo com a citação acima as roupas e os objetos articulam com o espaço individual e social não significando apenas algo para revestir o corpo. O vestir identifica o indivíduo ou grupo e mostra a visãoque o ser humano tem sobre o mundo.
Inicialmente as pessoas se vestiam de acordo com a satisfação de determinados instintos básicos, desejos e necessidades humanas. Após isso a moda começou a refletir a posição social, assim certos trajes e objetos eram reservados à classes especificas .
A moda acompanha a sociedade, de acordo com seus acontecimentos históricos, tanto sociais como culturais.Sua história está conectada, ao universo industrial, um exemplo disso é a Revolução Industrial que deu início a conquistas técnicas ligadas ao desenvolvimento produtivo, influenciando na vida urbana moderna, causando também novas técnicas de vendas.


A vestimenta é definida comumente como proteção que o homem criou contra as intempéries. Esse pode ser o motivo pelo qual a humanidade veio acobrir-se pela primeira vez, porém, o ato de cobrir o corpo seja com pele animal ou tecidos rústicos tornou-se um fator de diferenciação sociocultural. Se vestir vai além do objetivo de proteção do corpo, o ser humano adorna sua corporalidade com símbolos, ele escolhe o que vestir.
É uma seleção da imagem da pessoa como ser social, conformando uma construção visual frente à sociedade, pois fala aosiguais, aos que pertencem ao mesmo grupo e suas diferenças frente aos outros. O vestuário pode comunicar a respeito de diferentes assuntos culturais, desde a religiosidade até padrões de beleza, passando por preceitos morais, tradições, distinções de gênero, o que possibilita uma gama infinita de leituras.
Para nós, as roupas e seus ornamentos, são importantes comunicadores de nossas crenças eideais a respeito do mundo. Pois, a partir da maneira que um indivíduo manipula essa cultura material, ele expressa o que deseja que a sociedade reconheça nele, os lugares que frequenta; a música que ouve, em seu comportamento, ou seja, o comportamento do homem, seus costumes, valores e padrões, as mudanças no decorrer dos tempos, todos esses fatores estão ligados à moda.

2.2 Mercado Municipal“No início do século XX, a cidade de São Paulo estava a pleno vapor. O fortalecimento da economia devido à maciça produção de café, o crescente processo de industrialização e a migração de trabalhadores rurais para as áreas urbanas marcaram uma época de grandes mudanças. O ritmo acelerado de expansão e o consequente aumento populacional geraram vários problemas sociais e econômicos. Um deles foi...
tracking img