Mercado de trabalho atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mercado de trabalho atual

Um mundo em mudança

As transformações que ocorrem no mundo estão cada vez mais rápidas. Mudaram as relações familiares; a mulher ganhou força no mercado de trabalho; a economia se faz cada vez mais oscilante; o dinheiro hoje muda de local com apenas uma transação via cartão, computador ou telefone; existe uma variedade imensa de produtos e serviços; osconsumidores estão a cada dia mais exigentes; a informação flui através dos meios tecnológicos avançados; o mundo está globalizado; a concorrência em todas as áreas está a cada dia mais acirrada; o conhecimento adquirido hoje poderá se tornar obsoleto amanhã.

Não existe mais a tão sonhada estabilidade empregatícia como usufruíram nossos pais e avós. Estas mudanças ocorreram não só no Brasil como no mundotodo. O panorama do mercado de trabalho tem refletido a seguinte realidade:
a) Quadro de pessoal das empresas foi reduzido;
b) Trabalhos repetitivos foram substituídos por meios tecnológicos, mais precisos e rápidos;
c) Fusões empresariais ocorrem para manter a força competitiva, gerando desemprego;
d) Grande número de produtos e serviços estão disponíveis à população;
e) Formas focadas deatingir o público-alvo são realizadas através de contato direto com o consumidor final: telemarketing, Internet;
f) Consumidor a cada dia está mais exigente, bem informado e ciente de seus direitos;
g) Mercado está globalizado;
h) Profissionais cada vez mais qualificados para atender às novas demandas são exigidos;
i) Há alta taxa de desemprego;
j) Existe dificuldade em preencher vagas comqualificação profissional diferenciada;
k) Aparecem novas profissões: engenharia de bioprocessos; design de games; tecnologia em redes de comunicação, entre outras.

Qualificação e aperfeiçoamento profissional

Diante destas novas exigências do mercado, a qualificação e o aperfeiçoamento constantes se tornaram palavras de ordem para qualquer tipo de profissional.
O professor José Pastore, querealiza pesquisas no campo do trabalho há mais de 40 anos, dá o seguinte depoimento acerca destas novas exigências:

“Há pouco tempo realizei uma pesquisa junto às indústrias de São Paulo querendo saber o que os empresários levam em conta para recrutar um trabalhador da produção (mecânico, ferramenteiro, projetista, etc.). A mesma pesquisa foi realizada há 35 anos atrás. As respostas foramcompletamente diferentes. Nos dias atuais, para contratar um ferramenteiro, por exemplo, os empresários estão à procura de uma pessoa com as seguintes características:

a) Lógica de raciocínio;
b) Bom senso;
c) Capacidade de adquirir novos conhecimentos;
d) Condições para ler e entender um manual de instruções em inglês;
e) Habilidade para trabalhar em grupo;
f) Bom entendimento do que lhe écomunicado;
g) Capacidade de se comunicar;
h) E, finalmente, que seja um bom ferramenteiro.

Há 35 anos, as empresas buscavam apenas “o bom ferramenteiro”, ou seja, o profissional que lia e entendia de desenhos e era capaz de transferir o que estava no projeto para o torno. Os demais pré-requisitos não eram sequer mencionados. O mercado de trabalho era outro. O modo de produzir era diferente. Asexigências eram menores. Era um tempo em que bastava ser adestrado...”

Portanto, ter uma curiosidade voraz, querer aprender sempre, nunca se conformar com aquilo que sabe, são as principais características do profissional empregável, ou seja, aquele que tem condições de adquirir trabalho independentemente de estar ou não registrado em uma empresa.

Para ser empregável é necessário ter knowhow, ou seja, vivência no mundo do trabalho.

Estudos regulares e cursos de especialização se tornam a cada dia imprescindíveis. Vivência em línguas e adaptabilidade a outras culturas se tornou fundamental no mercado globalizado. A educação é a tônica da era da informação. Investir em educação por parte do governo e das empresas é questão de sobrevivência neste novo mundo, já que nenhuma escola,...
tracking img