Mercado de cambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
18/09/12
Mercado de Câmbio

 É aquele no qual indivíduos, empresas e bancos compram e vendem moedas estrangeiras ou câmbio estrangeiro.

 A principal função é a transferência de recursos de uma nação para outra.


 Os bancos comerciais operam como câmaras de compensação do câmbio estrangeiro demandado e ofertado no curso das transações externas efetuadas pelos residentes da nação.

Os corretores de câmbio atuam através dos bancos comerciais da nação que nivelam as entradas e saídas da moeda.


 O Banco Central atua como comprador em última instância quando os ganhos e despesas totais com câmbio do país estão em desequilíbrio.

 Outra função é propiciar crédito.


Regimes Cambiais

Regime de Câmbio Fixo

O sistema de câmbio fixo considera a relação de câmbiofixo entre dois países, independente das variações sofridas, ou seja, permanece inalterada.
O câmbio é fixado pelas autoridades monetárias e realizado pela garantia de oferta de moeda estrangeira ao preço fixado independente da quantidade de demanda.
Não importa a quantidade de moeda estrangeira ofertada, ela deve ser igual a demandada.

Regime de Câmbio Flexível

Consiste em taxas de câmbiode livre flutuação, na qual não há nenhuma intervenção governamental nos mercados de câmbio. As taxas são determinadas pela oferta e demanda de mercado e não há intervenção oficial do governo no controle de câmbio.

Regime de Câmbio flexível administrado

Mesmo no caso de uma especulação estabilizadora, as taxas de câmbio flutuariam com o tempo em virtude de fatores reais da economia aolongo dos ciclos de negócio. A especulação estabilizadora e o disparo do câmbio iriam ampliar essas flutuações intrísecas às taxas de câmbio. Assim, as autoridades monetárias da nação tem a seu cargo a responsabilidade de intervir para regularizar essas flutuações de curto prazo, sem tentar antecipar as tendências de longo prazo ou manter certo conjunto específico de taxas de câmbio.

Câmbio fixox câmbio flexível

 Com um sistema de câmbio flexível apenas a tx de câmbio tem de ser alterada para corrigir um desequilíbrio no balanço de pagamentos da nação.

 Um sistema de taxas de câmbio flexíveis corrige os desequilíbrios nos balanços de pagamento de maneira suave e contínua, à medida que venham a ocorrer.

 As taxas de câmbio flexíveis ainda identificam claramente o nível davantagem comparativa da nação em várias commodities, quando essas taxas de câmbio de equilíbrio se traduzem nos preços domésticos.

 Finalmente, um sistema de taxas de câmbio flexíveis, significa que a nação não precisa se preocupar com o seu equilíbrio externo e que se encontra livre para utilizar todas as políticas ao seu dispor para alcançar os seus objetivos puramente domésticos de plenoemprego com estabilidade de preços, crescimento, distribuição equitativa de renda, etc.


Arbitragem

Quando ocorrem diferenças de cotações temporárias em diferentes centros financeiros, é possível atuar em dois mercados de maneira a tirar vantagem dessas diferenças. Esse processo é conhecido como arbitragem, em que uma moeda é adquirida em um mercado no qual seu preço é mais baixo e vendida emoutro, que opera com um preço mais elevado, apurando-se um resultado (lucro) na transação. É uma operação realizada por investidores com o objetivo de auferir lucros.

Política cambial brasileira

Julho 1994/março 1995 = regime de livre flutuação

Março 1995/janeiro 1999 = regime de bandas cambiais

A partir de janeiro de 1999 = câmbio flutuante


Mercado de Crédito

1. Visa suprir asnecessidades de caixa de vários agentes econômicos, seja por meio da concessão de créditos as pessoas físicas, seja por meio de empréstimos e financiamentos às pessoas jurídicas.


2. Mercado de crédito bancário

 São realizados por instituições financeiras
 Pessoas físicas: cheque especial, crédito pessoal, cartão de crédito, crédito consignado
 Pessoas jurídicas: produtos para...
tracking img