Mercado de ativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de
Segundo o entendimento de Luquet e Rocco (2007: 15) Sociedade Operadora de Mercados de Ativos (SOMA) “trata-se do chamado mercado de acesso, ondesão negociadas ações que ainda não tem porte para participar do pregão da própria Bovespa”.
A SOMA foi o primeiro mercado de balcão organizado criado no Brasilno ano de 1996. Ela surgiu na Bolsa de Valores de Rio de Janeiro a extinta (BVRJ), e foi adquirida pela Bovespa em 2001. Em seu lugar, foi implantado o SOMA FIX,atual mercado de balcão organizado de títulos de renda fixa da bolsa paulista.
A SOMA administra o mercado de balcão organizado no Brasil. Para tanto, conta como sistema de negociação eletrônico em que os Market Makers e instituições financeiras associadas registram suas ofertas. A matéria Roleta Financeira explica oobjetivo de Market Maker,...“o objetivo do market maker é basicamente formar preço, para que outros investidores se interessem pelo papel, e não tenham medo de ficarcom um ativo sem liquidez na mão. Baseado em cálculos fundamentalistas, o market maker oferece ao mesmo tempo ofertas de compra (bid) e ofertas de venda (ask).Entende-se então, que a SOMA é um mercado onde são negociadas ações de pequeno porte, essas operações são realizadas por telefone pois não existe um lugar fisicopara que as mesmas sejam realizadas, entretanto, existem terminais eletrônicos que interligam as instituições credenciadas de todo o país para facilitar asnegociações. Cabe lembrar que as atividades dos Mercados de Balcão Organizados também são regulamentadas e fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
tracking img