Mercado de acoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conheça este novo jeito de investir no mercado de ações





POP BOVESPA
NÃO TEM COMO ERRAR
A Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA é hoje o único centro de negociação de ações do Brasil e a maior bolsa de valores da América Latina. É uma bolsa democrática e aberta à participação de investidores de todos os portes, sejam grupos institucionais ou gente igual a você, investidor pessoafísica. Um dos principais objetivos da BOVESPA e de suas Corretoras de Valores tem sido a ampliação da gama de produtos e serviços oferecidos sob medida para o perfil do investidor brasileiro. A preocupação com a adequada capacitação deste investidor, obtida por meio de um conhecimento mais abrangente sobre o mercado de ações, reforça o compromisso da BOVESPA de responder às suas necessidades deformação de patrimônio de longo prazo. Por isso, após um mapeamento detalhado dos produtos disponíveis de renda variável, renda fixa, derivativos, fundos de índices e outros, a BOVESPA criou o POP, que alia a proteção tão desejada por investidores individuais à atraente rentabilidade do mercado de ações. Saiba mais sobre este novo investimento, lendo as Perguntas & Respostas a seguir. E confiracomo você também pode ser POP.



O que é POP?
Proteção do Investimento com Participação, ou simplesmente POP, é um produto de renda variável, negociado na Bolsa de Valores de São Paulo BOVESPA, que proporciona uma determinada proteção contra eventuais perdas (desvalorização) do investimento em ações em troca de uma participação nos potenciais ganhos desse investimento. Isso é obtido por meioda combinação da aplicação em ações com a aplicação em seus derivativos.

O POP é uma ação?
Não. Ele é mais que uma ação, trata-se de uma combinação de três instrumentos. O POP é composto por uma determinada ação (1) no mercado a vista e suas correspondentes opções de compra (2) e de venda (3) no mercado de opções. Tudo isso combinado (1+2+3) em quantidades e proporções adequadas parafacilitar a vida do investidor, que não precisa ser um especialista para construir sua estratégia de proteção do investimento com participação. A BOVESPA já fez isso por você ao criar este novo produto. Mais ainda: embora o POP seja composto por três instrumentos, basta uma única ordem ou instrução para comprá-lo ou vendê-lo no mercado.

Por que POP?
Porque, como veremos adiante, você ganha a proteçãodo seu investimento ou a participação nos resultados desse investimento. E porque o produto é mais um passo dado pela BOVESPA na direção da democratização e popularização do mercado de capitais brasileiro.

O que são mercado a vista e mercado de opções?
O mercado a vista engloba a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão. Já o mercado de opções éo segmento em que são negociados direitos de compra ou de venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos. Esses direitos – as opções – podem ser utilizados para reduzir o risco do investimento efetuado no mercado a vista. É justamente isso que o POP faz, de uma forma simples e fácil, para os investidores.

Como faço para entender o funcionamento do POP?
É tudomuito simples. Imagine que você queira investir sua poupança em um pequeno negócio, que pode gerar bons lucros, mas que também pode


dar algum prejuízo. Como você não pode perder toda a sua poupança, geralmente você deixa de investir nesse novo negócio. Agora, imagine que você encontre um sócio que garanta que uma determinada importância lhe será devolvida, mesmo se o novo negócio não dercerto. Em troca, você dará a esse sócio uma parcela dos lucros, se o negócio for um sucesso. O novo sócio resolveu o seu risco de perda nesse pequeno negócio. O POP cria uma situação semelhante para o investimento em ações.

Mais precisamente, como isso funciona?
Imagine que o investimento em uma determinada ação seja o “novo negócio”, que pode gerar bons lucros, mas que também pode dar algum...
tracking img