John locke e o individualismo liberal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na visão individualista de Locke, os homens viveriam numa aprendizagem social e política marcada por uma liberdade e uma igualdade plenas, sendo então o estado de natureza. No estado de natureza oshomens vivem em função da razão, que é a lei a que todos se submetem e usufruem da propriedade determinando a liberdade, a vida e os bens como sendo direitos humanos. Por serem iguais e independentes,não podem prejudicar os outros em qualquer aspecto da vida, o que torna o estado pacífico, de concórdia e harmonia.
Mesmo que o estado de natureza seja harmonioso e o homem de boa índole, essesaspectos podem ser invalidados pela dominação sobre o outro, formando assim o estado de guerra. Quem tenta impor o domínio, automaticamente entra em conflito com o outro. Contudo, para evitar esse estadode guerra é necessário que os homens formem uma sociedade e abandonem o estado de natureza, havendo autoridade e leis.
A sociedade civil tem como objetivo impedir e atenuar as desordens cometidas noestado de natureza e preservar a propriedade, levando os homens a estabelecer um contrato social dotado de legislatura, jurisdição e poder da comunidade. Como visto antes, todos os homens possuem osmesmo direitos e ninguém pode ser reprimido pelo poder político de outro, a não ser que seja com sua permissão, sendo assim todo homem deverá assumir um compromisso com a maioria, participandoativamente nas decisões e resoluções do corpo político formado na comunidade.
Locke fala sobre as formas de governo que podem ser exercidas conforme a necessidade de cada comunidade, tais como ademocracia, onde os homens fariam leis destinadas à própria comunidade, a oligarquia, onde deixariam o poder de fazer leis nas mãos de pessoas escolhidas ou nas mãos de um único homem, sendo então umamonarquia. O poder legislativo é o que estabelece como a comunidade irá utilizar sua força para se preservar e a seus membros, para Locke, em qualquer uma dessas formas de governo, as leis só poderiam ser...
tracking img