Nervos cranianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Nervo Olfatório: O nervo olfatório é composto por fibras que se distribuem por uma área da mucosa chamada mucosa olfatória. Por possuir grande quantidade de fascículos individualizados, é comum se chamar de nervos olfatórios, e não somente de nervo olfatório (direito e esquerdo).
É um nervo com função exclusivamente sensitiva, e suas fibras conduzem impulsos, sendo classificados comoaferentes viscerais especiais.
II. Nervo Óptico: É um feixe de grande calibre de fibras nervosas que se originam na retina, e emergem junto ao pólo posterior de cada bulbo ocular, indo para o no crânio pelo canal óptico. Cada nervo, proveniente de um dos olhos une-se com o do lado oposto, formando o quiasma óptico, onde há cruzamento parcial de suas fibras. O nervo óptico é um nervo sensitivo,cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somáticas especiais.
III. Nervo Oculomotor, IV- Nervo Troclear e VI- Nervo Abducente: São nervos classificados como motores que penetram na órbita pela fissura orbital superior, e se distribuem nos músculos extrínsecos do bulbo ocular. Todos estes músculos são inervados pelo oculomotor, com exceção do reto lateral e dooblíquo superior, inervados respectivamente, pelo nervo abducente e troclear. As fibras que inervam os músculos extrínsecos do olho são classificadas como eferentes somáticas.
O nervo oculomotor é originado no sulco medial do pedúnculo cerebral; o nervo troclear logo abaixo do colículo inferior; e o nervo abducente no sulco pontino inferior, junto à linha mediana.
O nervo oculomotor tambémconduz fibras vegetativas, que vão para a musculatura intrínseca do olho, que movimenta a íris e a lente.
V. Nervo Trigêmeo: É um nervo misto, e também o componente sensitivo considerado maior. Possui ambas as raízes, sensitiva e uma motora. A raiz sensitiva é constituída pelos prolongamentos centrais dos neurônios sensitivos, localizados no gânglio trigemial, localizado no cavo trigeminal,sobre o osso temporal. Os prolongamentos periféricos dos neurônios sensitivos do gânglio trigeminal se localizam distalmente ao gânglio, os três ramos do nervo trigêmeo: nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular, que são responsáveis pela sensibilidade somática da maior parte da cabeça, através de fibras aferentes somáticas gerais.
VII. Nervo Facial: É, assim como o trigêmeo, um nervo misto,com uma raiz motora e outra sensorial gustativa. Ele se origina do sulco bulbo-pontino através de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermédio. Juntamente com o nervo vestíbulo-coclear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acústico interno, no interior do qual o nervo intermédio perde a sua individualidade, formando-seassim, um tronco nervoso único que penetra no canal facial.
O nervo facial apresenta ainda fibras vegetativas (parassimpáticas) para inervar as glândulas lacrimais, nasais e salivares (glândula sublingual e submandibular).
Resumindo, o nervo facial dá inerva a parte motora para todos os músculos cutâneos da cabeça e pescoço.
VIII. Acustico-vestibular: Formado por dois grupos defibras individualizadas que formam os nervos, vestibular, que conduz impulsos relacionados com o equilíbrio, e coclear, relacionado à audição. É um nervo sensitivo, que ocupa juntamente com os nervos facial e intermédio, o meato acústico interno, na porção petrosa do osso temporal, e suas fibras são classificadas como aferentes somáticas especiais.
IX. Nervo Glossofaríngeo: Nervo misto que sedispõe em filamento seguindo a linha vertical. Estes filamentos se juntam para formar o tronco do nervo glossofaríngeo, que emerge do crânio pelo forame jugular. No caminho, através do forame jugular, os gânglios, superior e inferior, constituídos por neurônios sensitivos. São destacadas também as fibras eferentes viscerais gerais pertencentes à divisão parassimpática do sistema nervoso...
tracking img