Mentes perigosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo: 5 Radio ( Programas de Rádio)

Claudia Martins
Grecia Vieira
Ivanete Rodrigues
Janaina Reis
Kênia Carvalho
Luciana
Misleine Santiago
Priscylla Grazielle
Rosilene dos Santos
Thaíse Passos

Curso Pedagogia – 1º período/1ºsemestre / 2013
Disciplina: Leitura e Produção de Texto Professora: Miria Katia
1

SUMÁRIO

1.Introdução____________________________________________________ 3
2. Analise descritiva e Interpretativa ________________________________ 4
3. Relatório Final ________________________________________________ 9
4. Conclusão ____________________________________________________11
5. Referencias Bibliograficas ______________________________________ 12
6. Anexos _______________________________________________________13

2

INTRODUÇÃO

Oassunto abordado é o Rádio, a importância que o rádio assume no meio social. Devemos levar em conta a sua linguagem, ela é o grande trunfo para que o meio seduza e cative os seus ouvintes.
O rádio fala, e para receber a mensagem é apenas necessário ouvir!
O rádio leva uma vantagem sobre os veículos impressos, pois para receber as informações não é preciso que os ouvintes sejam alfabetizados, pois osprogramas usam uma linguagem muito característica que atende a todos os públicos, em qualquer classe social. Por ser ágil e rápido na transmissão da informação, é o rádio quem deve gerar novos assuntos entre os meios de comunicação.
Nesse trabalho serão analisadas duas reportagens sobre um assassinato, divulgadas por rádios com perfis diferentes, com uma programação voltada para públicos declasses sociais distintas, Analisaremos tais definições de público, a mensagem a ser emitida, a porcentagem e freqüência em que as funções de linguagem serão encontradas.

3

ANALISE DESCRITIVA E INTERPRETATIVA
ANALISE DO MATERIAL:
RADIO 01: ITATIAIA
ASSUNTO: CASO BRUNO
REPORTAGEM: "UM DIA A CASA CAI"
PUBLICO ALVO: OUVINTES CLASSE MEDIA E BAIXA, IDADES DIVERSAS, BAIXA ESCOLARIDADE A SEMESCOLARIDADE.
CANAL: RÁDIO
CÓDIGO: LINGUA PORTUGUESA
MENSAGEM: O ENVOLVIMENTO DO EX GOLEIRO BRUNO FERNANDES, NO SEQUESTRO E ASSASSINATO DA EX AMANTE ELIZA SAMUNDIO
FUNÇÃO DE LINGUAGEM: 100% REFERENCIAL.
“Um dia a casa cai”
Texto de Selma Sueli silva
Bruno Fernandes das Dores de Souza nasceu em uma família humilde, de periferia, aqui mesmo, em Ribeirão das Neves. Dentro das margens estreitasque se oferecem aos que tem um berço assim, foi premiado com um talento raro e valorizado no Brasil. Jogar futebol. Foi revelado pelo Atlético, teve passagem discreta pelo Corinthians e se firmou como goleiro do Flamengo. E foi aí que a carreira decolou. Vieram a fama, as festas, os carros, o dinheiro fácil, se comparado com outras profissões em nosso país.
Mas, segurar essa onda pode não serfácil. Que o digam Adriano, Wagner Love, Edmundo e tantos outros envolvidos em escândalos que fazem a alegria da imprensa especializada em vida de celebridade.
Mas Bruno foi além, envolveu-se com más companhias e acreditou que quem tem fama e dinheiro tudo pode. E assim, no meio do caminho, encontrou com uma mulher que, ao que parece, estava decidida a tirar proveito da relação com um jogador defutebol. Mais uma das muitas “marias-chuteiras” que rondam as concentrações de times famosos. Por via diversa, Eliza Samúdio também acreditava numa outra máxima que até então se fazia verdade no Brasil: ter um filho de jogador famoso é ganhar na loteria. Mas o caminho aparentemente fácil se transformou num pesadelo que pôs fim aos sonhos da moça e de uma criança inocente.
4

Há 3 anos, um dia antesdo dia dedicado internacionalmente às mulheres, o jogador, então capitão do Flamengo, causou revolta ao questionar: “Qual de vocês (jornalistas), que é casado e nunca brigou com a mulher? Quem nunca discutiu e quem nunca até saiu na mão com a mulher? Não tem jeito: briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”.
A declaração foi dada em defesa do atacante Adriano, colega de clube nessa...
tracking img